Home / Ásia / Irã / O Irão: a antiga Pérsia, berço de civilizações antigas
Fortaleza Narin Qal'eh, Meybod, Irã. Autor e Copyright Marco Ramerini..
Fortaleza Narin Qal'eh, Meybod, Irã. Autor e Copyright Marco Ramerini..

O Irão: a antiga Pérsia, berço de civilizações antigas

O Irão (Jomhuri-ye Eslami-ye Irān) é uma república islâmica na Ásia Central com Teerão como capital. O país faz fronteira a oeste com o Iraque e a Turquia, a norte com a Arménia, o Azerbaijão e o Turcomenistão, a leste com o Afeganistão e o Paquistão. É banhado pelo Mar Cáspio ao norte, ao sul pelo Golfo Pérsico e o Golfo de Omã. O Irão está dividida administrativamente em 30 províncias: Teerão, Qom, Markazi, Qazvin, Gilan, Ardebil, Zanjan, Azerbaijão Oriental, Azerbaijão Ocidental, Curdistão, Hamadan, Kermanshah, Ilam, Lorestan, Khuzestan, Chahar Mahal e Bakhtiari, Kohkiluyeh e Buyer Ahmad, Bushehr, Fars, Hormozgan, Sistan e Baluchistão, Kerman, Yazd, Esfahan, Semnan, Mazandaran, Golestan, Khorasan Norte, Razavi Khorasan, Khorasan Sul.

Teerão é a capital e a maior cidade do país. Outras cidades importantes incluem Tabriz, Isfahan, Mashhad, Shiraz, Abadan, Bandar-Abbas, Rasht, Yazd e Kerman. O território iraniano está em grande parte composto de montanhas. Na parte central do país estendem-se o planalto iraniano com mais de 1.000 metros de altura e é delimitado por duas grandes cadeias de montanhas, que ramificam-se a partir do nordoeste.

O planalto está fechado para o oeste pela cadeia das montanhas Zagros, que corre para 1.500 km de nordoeste para o Estreito de Ormuz. Os picos mais altos da cadeia são o Zard Kuh com 4.548 metros e o Monte Dena com 4.359 metros.

Para o norte do planalto perto das costas do sul do Mar Cáspio está localizada a cordilheira das montanhas Elburz (Alborz), que estende-se ao longo dum arco, que a partir das fronteiras com o Azerbaijão chega à fronteira com o Turcomenistão. Aqui fica a montanha mais alta do Irão: O vulcão Damavand com 5.604 metros. A continuação das montanhas Elburz (Alborz) ao longo da fronteira com o Turcomenistão são as montanhas do Kopet-Dag, que têm mais de 3.000 metros de altura do lado do Irão.

A parte do território leste do país é composta de vastas áreas desérticas como o Dasht-e Kavir com 76.600 km², um deserto de sal no centro-norte do país e o Dasht-e Lut com 51.800 km², um deserto de rocha e areia, localizado a leste.

As áreas de baixa altitude são encontradas ao longo da costa do Mar Cáspio, no Khuzestan e na área perto do rio Shatt al-Arab ao longo da fronteira com o Iraque. Além do Mar Cáspio o Irão tem vários lagos de sal, o maior sendo o lago Urmia com 5.200 km², localizado no Azerbaijão Ocidental no noroeste do país.

O Irão é rico em petróleo e gás natural. Outros recursos minerais são o carvão, o ferro, o chumbo, a bauxita, o zinco, o cobre, o cromo, o manganês e o urânio. Grande importância tem o gado (ovinos, caprinos, bovinos, burros, camelos e búfalos) e a agricultura (trigo, cevada, arroz, algodão, tabaco, beterraba sacarina, gergelim, datas, chá, frutas cítricas). Entre as indústrias os setores mais desenvolvidos são o têxtil (lã, tapetes, tecidos), o ferro e aço, a petroquímica, a química e a de transformação de produtos agrícolas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 1.648.175 km²: Área arável 11%, prados e pastagens 27%, florestas e arbustos 7%, terra inculta e improdutiva 55%
  • População: 71.200.000 (dados de 2007) – persas 51%, azéri 24%, gilaki e mazandarani 8%, curdos 7%, árabes 3%, baluches 2%, lur 2%, turcomanos 2%
  • Capital: Teerão (Teerã).
  • Língua oficial: A língua oficial é o pársi (persa).
  • Religião: muçulmana 98% (xiita 90%, sunita 8%).
  • Moeda: Rial iraniano (IRR)
  • Fuso horário: UTC+3.30 horas.