Home / América Central e Caribe / Ilhas Virgens Americanas / Ilhas Virgens Americanas: ex-colônia dinamarquesa
Cinammon Bay, Saint John, Ilhas Vírgens Americanas. Author Yawper. Licensed under Creative Commons Attribution
Cinammon Bay, Saint John, Ilhas Vírgens Americanas. Author Yawper

Ilhas Virgens Americanas: ex-colônia dinamarquesa

O arquipélago das Ilhas Virgens (Virgin Islands of the United States) é um território dos Estados Unidos da América, comprado da Dinamarca em 1917. O arquipélago está localizado nas Pequenas Antilhas no Caribe entre Porto Rico e as Ilhas Virgens Britânicas.

As Ilhas Virgens Americanas são parte do arquipélago das Ilhas Virgens divididas entre o Reino Unido e os Estados Unidos da América. 50 ilhas no sudoeste do arquipélago pertencem aos Estados Unidos. Os mais importantes são as de Saint Croix com 207 km², de Saint Thomas com 83 km² e de Saint John com 52 km². A capital do território é a cidade de Charlotte Amalie na costa sul da ilha de Saint Thomas.

As ilhas são de origem vulcânica, montanhosas e com um litoral acidentado. A montanha mais alta do arquipélago é a Crown Mountain com 474 metros, que está localizada na ilha de Saint Thomas. As ilhas são cobertas com vegetação espessa. A população das ilhas é na maioria africana ou mista, mas há também minorias brancas e asiáticas. Os principais recursos económicos são a agricultura com cana de açúcar, bananas e frutas cítricas, a pesca e o turismo.

Mapa das Ilhas Vírgens Americanas

Mapa das Ilhas Vírgens Americanas

As Ilhas Virgens foram descobertas por Cristóvão Colombo em 1493 durante a sua segunda viagem.Em 1672 os dinamarqueses estabeleceram uma colónia na ilha de Saint Thomas e mais tarde foram ocupadas as ilhas de Saint John e Saint Croix. O século XVIII foi o período de maior esplendor das Ilhas Virgens, que tornaram-se no centro de comércio nessa área do Caribe. Em 1917 a Dinamarca cedeu as ilhas aos Estados Unidos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 346 km²
  • População: 108.000 (situação em 2007):africanos 76%, brancos 13%, mulatos (descendentes de europeus e africanos) 6%, asiáticos 1%
  • Capital: Charlotte Amalie (Saint Thomas).
  • Língua oficial: A língua oficial é o ingles.
  • Religião: Cristiãos 98%: Batistas 42%, Católicos 34%, Igreja Episcopal 17%
  • Moeda: Dólar dos Estados Unidos (USD)
  • Fuso horário: UTC-4
dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker