Home / Oceania / Tuvalu / Ilhas Tuvalu: formas tradicionais da Polinésia

Ilhas Tuvalu: formas tradicionais da Polinésia

As Ilhas Tuvalu (The Tuvalu Islands), conhecidas nos tempos coloniais como as Ilhas Ellice, são uma pequena monarquia parlamentar, associada à Comunidade britânica. Tuvalu é uma das menores entidades estatais do mundo inteiro. Fica no quarto lugar para a menor superfície depois da Cidade do Vaticano com 0,44 km², do Principado de Mónaco com 1,95 km² e da ilha de Nauru com 21 km², enquanto para a menor população menor só perde para a Cidade do Vaticano.

O arquipélago, constituído dos atóis de Nanumea, Nanumanga, Niutao, Nui, Vaitupu, Nukufetau, Funafuti, Nukulaelae e Niulakita, está localizado no Oceano Pacífico centro-oeste na Micronésia alguns graus ao sul do equador entre as ilhas de Kiribati, os Salomões, Fiji, Wallis e Futuna e Tokelau.

A capital deste pequeno Estado é a aldeia de Vaiaku no atol de Funafuti. As ilhas – sendo atóis – são totalmente planas e cobertas por uma densa vegetação de coqueiros, típicos dos atóis do Oceano Pacífico.

A economia é baseada na agricultura. São cultivadas palmeiras de coco (óleo de copra), frutas e legumes. Importantes são a emissão de selos e a pesca. As águas são ricas em peixes e mariscos.

O turismo está em desenvolvimento, mas atualmente não é uma atividade de grande importância. No entanto o país teria atrações interessantes para o visitante, graças às belas lagoas tropicais de atóis, que compõem o arquipélago, e as tradições da população polinésia.

As Ilhas Tuvalu só são acessíveis por voos, que aterram no aeroporto internacional de Funafuti. O Aeroporto de Funafuti está ligado por voos diretos, gerenciados pelos Fiji Airways, para o aeroporto de Nadi em Fiji. No futuro próximo novas conexões serão planejadas para as ilhas Samoa com voos, operados pelo Samoa Air, e para Kiribati com voos operados pela Coral Sun Airways.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 26 km².
  • População: 12.000 (situação em 2007) – polinésios 96%, micronésios 4%
  • Capital: Vaiaku (Funafuti).
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e o tuvaluano.
  • Religião: Cristandade 99% – congregacionistas 97% e adventistas 1,4%); além disso Baha’i 1%
  • Moeda: O dólar de Tuvalu (TUV) e o dólar australiano (AUD)
  • Fuso horário: UTC+12

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com