Home / América Central e Caribe / Turks e Caicos / As Ilhas Turcas e Caicos atrações turísticas: o que visitar nas Ilhas Turcas e Caicos
Turks e Caicos. Autor Huggs24. No Copyright
Turks e Caicos. Autor Huggs24

As Ilhas Turcas e Caicos atrações turísticas: o que visitar nas Ilhas Turcas e Caicos

As Ilhas Turks e Caicos formam um arquipélago de 40 ilhas tropicais, localizadas a pouco mais duma hora de voo da Flórida. As ilhas, que estendem-se sobre 616,3 quilómetros quadrados, são um território britânico ultramarino, localizado no sudeste das ilhas Bahamas e a norte da ilha de Hispaniola. As ilhas Turks e Caicos, que são compostas de oito ilhas principais e quarenta ilhas menores, representam uma continuação do arquipélago das ilhas Bahamas. 10 ilhas são habitadas. As ilhas de calcário são baixas e planas, caracterizadas pela presença de manguezais, pântanos e praias.

O clima é ensolarado e relativamente seco, mas furacões entre junho e novembro são frequentes. As temperaturas são constantes e quentes durante o ano inteiro e são mantidas entre 23°C e 31°C.

O principal aeroporto e porta de entrada para as ilhas é o Aeroporto Internacional de Providenciales (Providenciales International Airport), localizado na ilha de Providenciales nas Ilhas Caicos. O aeroporto tem voos frequentes para muitas cidades dos Estados Unidos da América e o Canadá, mas também há voos diretos para outras ilhas do Caribe e para Europa (Londres). Nas Ilhas Turks e Caicos há sete aeroportos, localizados em cada uma das ilhas habitadas. A ilha de Providenciales é uma importante etapa de escala para grandes navios de cruzeiro, que circulam nas águas do Caribe.

Grace Bay, Providenciales, Turks e Caicos. Author Ben Ramirez. Licensed under Creative Commons Attribution

Grace Bay, Providenciales, Turks e Caicos. Autor Ben Ramirez

A ilha de Providenciales é a mais frequentada por turistas. Aqui fica a magnífica praia de Grace Bay, que estende-se por 10 km ao longo da costa norte. A praia é formada por areia branca e fina, que é ótima para o banho de crianças. Se está procurando vivenciar a vida subaquática, ao longo da praia de Grace Bay há alguns bons pontos para snorkeling como o Coral Gardens e o Smith’s Reef. Outras atividades, que podem ser praticadas são o mergulho, a canoagem, o caiaque, a observação de aves, a vela, o windsurf e a pesca.

As ilhas são importantes para a sua biodiversidade. Há muitas espécies endêmicas como lagartos, insetos, cobras, plantas e organismos marinhos e são uma importante zona de reprodução para as aves marinhas. Aqui estão iguanas endémicos e a boa mais pequena do mundo, a boa nano de Caicos, que é uma espécie endémica do arquipélago. A fauna subaquática é espetacular, oferecendo tartarugas, tubarões, mantas, raias, golfinhos e baleias. Dentro das ilhas há mais de 30 áreas naturais protegidas.

As Ilhas Turks e Caicos são famosas para as suas conchas. Um dos símbolos das ilhas é o Strombus gigas (Lobatus gigas), uma concha, que pode chegar a 35 cm de tamanho. Belos exemplares dessas conchas são visíveis no Conch World (Caicos Conch Farm) na ilha de Providenciales, onde estas conchas são cultivadas. Na ilha de North Caicos existem algumas cavernas interessantes, formadas pela água. As ilhas North Caicos e Middle Caicos estão ligadas por uma ponte.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker