Home / Oceania / Ilhas Marshall / Ilhas Marshall: atóis no Oceano Pacífico

Ilhas Marshall: atóis no Oceano Pacífico

As Ilhas Marshall (Republic of the Marshall Islands/República das Ilhas Marshall) são um arquipélago do oceano Pacífico centro-norte, localizado ao norte do Equador na parte leste da Micronésia. Esta nação insular consiste de dois grupos de ilhas de corais: As ilhas Ratak ou ilhas do nascer-do-sol com 16 atóis e as Ilhas Ralik ou ilhas do pôr-do-sol com 18 atóis. Sendo atóis, as ilhas são muito baixas, a sua altura sendo de dois metros, o que os torna muito vulneráveis às alterações climáticas. Mesmo um pequeno aumento do nível dos oceanos causaria a imersão das ilhas.

Entre as principais atóis das ilhas Marshall há: Kwajalein com 28,5 km², Enewetak com 27 km² e Jaluit com 16,8 km². O atol de Majuro abriga a capital Dalap Uliga Darrit. As Ilhas Marshall estão localizadas ao longo do alinhamento dos arquipélagos das Ilhas Gilbert e Tuvalu. Os atóis de Bikini e Enewetak foram utilizados pelos Estados Unidos da América entre 1946 e 1958 como locais de teste nuclear.

As ilhas foram descobertas no século XVI pelo navegador espanhol Diego de Saavedra, mas elas pegaram o seu nome pelo explorador britânico Marshall, que visitou as ilhas no final do século XVIII. Teoricamente as ilhas fizeram parte do Império Espanhol, mas em 1884 as Ilhas Marshall tornaram-se uma colónia alemã, mas depois da Primeira Guerra Mundial tinham uma administração japonesa até o final da Segunda Guerra Mundial.

A economia das ilhas é baseada na agricultura com copra, bananas, fruta-pão, mandioca, cacau e frutas, na pesca, nas actividades financeiras e no turismo. O principal porto e o maior centro comercial das ilhas está localizado em Jaluit, enquanto o centro administrativo das Ilhas Marshall – a capital Dalap Uliga Darrit – está localizado em Majuro.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 181 km²
  • População: 62.000 (situação em 2005) – micronésios
  • Capital: Dalap Uliga Darrit (Majuro).
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o inglês e o marshalês.
  • Religião: Cristandade 100% – protestantes 90%, católicos 9% e outros cristãos 1%
  • Moeda: dólar estadounidense (USD)
  • Fuso horário: UTC+12.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com