Home / Oceania / Polinésia Francesa / Ilhas Austrais: o arquipélago mais meridional da Polinésia Francesa

Ilhas Austrais: o arquipélago mais meridional da Polinésia Francesa

As Ilhas Austrais são o grupo mais ao sul das ilhas da Polinésia Francesa. Elas estão localizadas ao longo do Trópico de Capricórnio entre 21° e 28° de latitude sul. Sua área total atinge 148 km² e a sua população é de pouco mais de seis mil habitantes. As ilhas mais povoadas são as de Rurutu e Tubuai. As ilhas encontram-se a uma distância de 550 e 1.250 km de Taiti e estão alinhadas de noroeste para sudeste. Esta cadeia de ilhas é uma extensão da mesma cadeia submersa, que forma as Ilhas Cook do sul.

O arquipélago das Ilhas Austrais é composto por cinco ilhas principais de origem vulcânica: Tubuai com 45 km² e 2.050 habitantes, Rurutu com 36 km² e 2.088 habitantes, Raivavae com 16 km² e 905 habitantes, Rimatara com 8 km² e 785 habitantes e Rapa com 40 km² e 482 habitantes. No extremo norte do arquipélago está localizado o atol de Îles Maria com 1,3 km², mas desabitado, e no extremo sul não longe de Rapa encontram-se as ilhotas de Marotiri, um grupo de quatro rochas pequenas vulcânicas deshabitadas.

A ilha mais importante e o centro administrativo do arquipélago é Tubuai. As Ilhas Austrais são de origem vulcânica. O pico mais alto é o Monte Perau com 650 metros na ilha de Rapa. Os habitantes cultivam inhame, legumes, café, frutas, batatas e coqueiros. A pesca na lagoa e no alto mar é uma outra actividade praticada pelos habitantes. A primeira ilha das Austrais a ser avistada por europeus foi a ilha de Rurutu, que foi descoberta pelo capitão britânico James Cook no dia 13 de agosto de 1769.

Superficie: 148 km²
População: 6.310 habitantes

Os dados dos habitantes referem-se ao Censo de 2007.

COMO CHEGAR ÀS ILHAS AUSTRAIS: As ilhas de Rurutu, Tubuai, Rimatara e Raivavae estão ligadas por voos da companhia Air Tahiti com Taiti e umas às outras, enquanto a ilha remota de Rapa está conectada apenas através de cargas.

O clima das Ilhas Austrais.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com