Home / América do Norte / Canadá / Alberta / O Icefields Parkway: a estrada de geleiras e cachoeiras

O Icefields Parkway: a estrada de geleiras e cachoeiras

O Icefields Parkway (Highway 93) corre em paralelo com a chamada Continental Divide, a linha divisória entre os rios, que correm para o Oceano Pacífico e as que desaguam para o Oceano Atlântico. Esta rota cênica atravessa a paisagem acidentada das Montanhas Rochosas canadenses. Ela conecta o Parque Nacional de Banff com o de Jasper, ligando as cidades de Lago Louise e Jasper. A rota cênica Icefields Parkway tem uma extensão de 230 km.

Os pontos mais interessantes ao longo desta estrada cênica das Montanhas Rochosas canadenses ficam entre Jasper e o Lago Louise.

MONTE EDITH CAVELL

Para chegar à área do Monte Edith Cavell pegue o Highway 93A a 7 km ao sul de Jasper. Ao longo desta estrada viaja por 5,4 km e em seguida vire à direita para o Cavell Road, uma estrada sinuosa, que sobe 12 km até a zona de piquenique sob o espetacular lado norte da montanha. A partir daqui começa o “Path of the Angel Glacier”, que lhe permite desfrutar de três tipos de formações de gelo, que são icebergs, neve e geleiras, bem como cavernas de gelo, cachoeiras e lagos verdes de cor de esmeralda.

A área do Monte Edith Cavell é cravejada com florestas perfumadas subalpinas, prados alpinos cheios de flores, e uma vista espetacular do Monte Edith Cavell e da geleira Angel (Angel Glacier). O Monte Edith Cavell é um pico de 3.363 metros de altura. A montanha tem esse nome em homenagem a uma enfermeira inglesa, que foi executada por ter ajudado a escapar prisioneiros de guerra da Bélgica ocupada pelos alemães durante a Primeira Guerra Mundial.

É um caminho fácil numa das áreas mais belas de Jasper. O percurso é de 1,6 quilómetros e leva entre uma e duas horas. Esta trilha curta leva através duma paisagem rochosa recentemente liberada do gelo glacial. Ao longo da trilha alguns sinais explicam como a área está agora a ser re-colonizada por plantas e animais. A trilha, que inicialmente é asfaltada, sobe durante um meio quilómetro até uma junção perto do fim da estrada pavimentada. Pode continuar diretamente para Cavell Pond, que faz fronteira com o gelo da geleira Cavell. Pode ver icebergs, que caíram na água. Doutro lado do vale a geleira Angel abre suas asas no cirque entre o Monte Edith Cavell (à esquerda) e o Sorrow Peak (à direita).

ATHABASCA FALLS (QUEDAS DO RIO ATHABASCA)

O rio Athabasca, que origina-se a partir da geleira Columbia (Columbia Icefield), é o maior sistema de rios na área de Jasper. Para chegar às quedas do rio Athabasca deve seguir o Highway 93 (Icefield Parkway). As cachoeiras estão localizadas a 30 km ao sul de Jasper no cruzamento do Highway 93 com o Highway 93A.

Os Athabasca Falls, formados pelo rio do mesmo nome encontram-se entre as cachoeiras mais poderosas, tirando o fôlego das Montanhas Rochosas canadenses. O rio Athabasca flui com grande estrondo através dum desfiladeiro estreito. As quedas não são elevadas e o salto é de apenas 23 metros, mas o tamanho do rio e o seu fluxo de água torná-lo numa das cachoeiras mais impressionantes dos parques nacionais das Montanhas Rochosas canadenses.

O melhor lugar para admirar as quedas estã localizado do lado oposto da área de estacionamento com o Monte Kerkeslin, elevando-se em segundo plano. Há vários caminhos curtos para explorar ambos os lados das cataratas.

KERKESLIN GOAT LICK

Localizado a 38 km de Jasper ao longo da estrada Icefields Parkway. Kerkeslin Goat Lick é um lugar, onde pode ver as cabras, que reúnem-se aqui para lamber o lodo por causa de seu conteúdo de cálcio e sulfato, ingerindo tanto, que suas fezes tornam-se brancas em vez do habitual preto. Este é um lugar fantástico para ver facilmente esses animais. Está situado ao lado da estrada. A vista para o vale do rio Athabasca é verdadeiramente maravilhosa.

SUNWAPTA FALLS (QUEDAS SUNWAPTA)

Os Sunwapta Falls estão localizados a meio caminho entre o campo de gelo Columbia e a cidade de Jasper a 56 km ao sul da cidade de Jasper no Icefields Parkway. Sunwapta significa “águas turbulentas”. O miradouro das cataratas superiores Sunwapta encontra-se apenas fora da estrada. Para ver as quedas mais baixas, tão impressionante como as quedas no topo, tem que fazer uma curta escursão. É uma trilha fácil bem marcada duma duração entre 30 e 45 minutos. Esta caminhada oferece também uma vista panorâmica do Vale distante do rio Athabasca.

ATHABASCA GLACIER (GELEIRA ATHABASCA)

O campo de gelo Columbia, a geleira Athabasca e o Icefield Centre estão localizados ao longo do Icefield Parkway a 103 km de Jasper. A geleira Athabasca é uma língua de gelo com 7 km de comprimento, que flui pela geleira imensa do Columbia Icefield.

Devido ao aquecimento global a geleira Athabasca está recuando ao longo dos últimos 125 anos e as suas dimensões reduziram-se drasticamente. A geleira perdeu a metade do seu volume e mais de 1,5 km de comprimento. Um século atrás, o gelo fluiu sobre a posição atual da estrada e o recuo da geleira é claramente demonstrado por sinais, que descrevem a retirada gradual do gelo de ano a ano.

Várias outras geleiras são visíveis a partir daqui, mas todas vêm do campo de gelo Columbia. O Columbia Icefield é o sobrevivente restante da massa de gelo, que cobria a maior parte das Montanhas Rochosas canadenses. O Columbia Icefield é o maior campo de gelo ao sul de Alasca. Este reluzente gelo e a neve cobrem uma área total de 389 quilómetros quadrados.

Além da geleira Athabasca termina o Parque Nacional de Jasper. A partir daqui entramos no Parque Nacional de Banff.

CANHÃO MISTAYA

O Canhão Mistaya está localizado a 72 km (50 minutos de carro) a partir do Lago Louise ao sul do Saskatchewan River Crossing no Highway 93. Este canhão esculpido na rocha pode ser alcançado por uma curta caminhada na estrada principal. A trilha começa no parque de estacionamento do canhão Mistaya. Seu comprimento é de 1,5 km ou caminhando 30-40 minutos de ida e volta. O Rio Mistaya, que escavou o canhão nasceu numa ladeira alta acima do Lago Peyto.

LAGO PEYTO

O Lago Peyto está localizado no cénico Icefields Parkway a 40 km (30 minutos de carro) ao norte da cidade de Lago Louise. O lago é alimentado pelo escoamento da geleira Peyto. Esta geleira faz parte do Wapta Icefield, que está localizado a 5 km ao sul do lago.

A fonte de alimentação do lago com água proveniente da geleira tornam as águas do lago nos meses de verão numa magnífica cor azul graças ao alto conteúdo mineral. É um dos lugares mais bonitos das Montanhas Rochosas.

No passo de montanha de Bow Pass com 2.088 m ao longo do Icefields Parkway é o início da trilha para o miroudouro do Lago Peyto. Do estacionamento de carros vai por 400 m numa trilha pavimentada íngreme mas fácil até chegar a uma plataforma de observação, que oferece um panorama belo do lago. Se vai ao longo do Icefield Parkway, não deve perder este miradouro.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com