Home / Oceania / Polinésia Francesa / Huahine: templos antigos polinésios e culturas agrícolas
Huahine, Polinésia Francesa. Autor Tiarescott. Licensed under the Creative Commons Attribution.
Huahine, Polinésia Francesa. Autor Tiarescott

Huahine: templos antigos polinésios e culturas agrícolas

A ilha de Huahine faz parte das Ilhas da Sociedade e é a primeira ilha das Ilhas de Sotavento, chegando de Taiti e Moorea, encontrando-se a 175 km ao noroeste. Huahine compreende duas ilhas, Huahine Nui (grande), a ilha do norte, e Huahine Iti (pequena), a ilha do sul. No passado as duas ilhas foram unidas por um istmo de areia durante a maré baixa. Elas estão agora unidas por uma pequena ponte. As duas ilhas têm uma área total de 74 km². O ponto mais alto da ilha é o Monte Turi com 669 metros, localizado no centro da ilha do norte. No censo de 2007 a ilha tinha 5.999 habitantes, concentrados principalmente nas aldeias de Fare, Maeva e Fitii na ilha do norte e em Parea, Tefarerii e Haapu na ilha do sul.

Huahine é uma ilha verde e selvagem e a sua costa é pontilhada com inúmeras baías, a maior das quais é a baía de Maroe, que divide as duas ilhas, que compõem Huahine. Ao longo da costa leste os recifes de corais da ilha são pontilhados com três grandes motus: Motu Murimahora, Motu Vavaratea e Motu Mahare. No extremo norte da ilha fica o Lago Fauna Nui e o Matu Ovarei, enquanto no sul perto da passagem de Araara fica o Motu Araara. A agricultura é altamente desenvolvida e na ilha são cultivados baunilha, taro, coqueiros, abacaxi, melão, fruta-pão, banana e toranjas.

A ilha é muito rica em termos de vestígios arqueológicos com restos de assentamentos antigos e marae (templos) polinésios. Os restos mais importantes são encontrados em Maeva ao longo das margens do Lago Fauna Nui, onde foi descoberto o marae dos oito chefes da ilha e onde há dezenas de templos. Outros sítios arqueológicos são Vaitootia, Faahia e Fare. Huahine tem 280 estruturas arqueológicas, incluindo os restos de casas, de monumentos cerimôniais e religiosos. Entre os marae, além daqueles de Maeva, localizados ao redor do Lago Fauna Nui, vale a pena de visitar o Marae Anini, localizado numa bela posição na ponta sul da ilha perto da praia mais bonita de Huahine: A da Baía de Avea.

Huahine, Polinésia Francesa. Autor Dany13. Licensed under the Creative Commons Attribution.

Huahine, Polinésia Francesa. Autor Dany13

COMO CHEGAR A HUAHINE: O Aeroporto da ilha está localizado no extremo norte da ilha. A ilha tem voos, que a conectam com as ilhas de Taiti, Moorea, Raiatea e Bora Bora.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker