Home / Europa / Países Baixos (Holanda) / Holanda atrações turísticas: que ver nos Países Baixos

Holanda atrações turísticas: que ver nos Países Baixos

Os Países Baixos são um país onde as artes e a cultura tiveram seu auge durante os séculos XVII e XVIII, quando o país governou um império comercial, que se estendia sobre os mares do planeta, e quando estes relações comerciais permitiram o conhecimento e os primeiros intercâmbios culturais com civilizações distantes.

Desta idade de ouro do país datam os valiosos e bem preservados centros históricos de cidades dos Países Baixos, que por si só valem uma viagem para os Países Baixos. O destino turístico mais popular e bem conhecido é a capital, Amesterdão, a cidade mais rica e famosa do país por causa de sua arquitetura, os seus canais, os seus museus e as suas galerias de arte com sua mistura de culturas e a sua vida noturna.

Haia, a sede do governo e residência da família real, é uma outra bela cidade para visitar, mas também Delft, Leiden, Utrecht, Hoorn, Enkhuizen, Dordrecht, Groningen, Gouda, Maastricht, Alkmaar, Middelburg têm centros históricos bem preservados com edifícios antigos, canais, igrejas e museus. Pequenas aldeias de pescadores como Marken, Volendam, Urk ou Giethoorn mostram aos turistas a vida do passado.

Os museus do país estão cheios de obras-primas de grandes mestres da pintura neerlandesa como van Gogh, Johannes Vermeer e Rembrandt. Entre os mais importantes podemos citar o Rijksmuseum e o Museu van Gogh em Amesterdão e o Mauritshuis em Haia. Os museus lembram a antiga história marítima dos Países Baixos como o Scheepvaartmuseum em Amesterdão. A cidade de Amesterdão tem a maior concentração mundial de museus por quilômetro quadrado.

Entre os símbolos clássicos dos Países Baixos são os moinhos de vento. Dos 10.000 moinhos, que eram uma vez presente nos Países Baixos existem ainda 1.100: 1.035 moinhos de vento e 106 moinhos de água. A sua maior concentração encontra-se em Kinderdijk perto de Roterdão e em Zaanse Schans perto de Zaandam ao nordoeste de Amesterdão.

Outra atração típica dos Países Baixos são os campos de tulipas, que durante o seu período de floração em Abril/Maio enchem de cor as planícies do país. Mesmo as enormes represas, os canais e as outras obras de proteção e de recuperação de terras, que mostram o enorme esforço feito pelos neerlandeses para arrebatar a sua terra do mar, são atrações interessantes para ver e visitar.

Mesmo o olhar natural não deve ser subestimado: Os Países Baixos têm vários parques nacionais, onde a natureza é protegida. Existem áreas em algumas das ilhas frísias ocidentais, onde o turismo de natureza é bem desenvolvido. Ao longo da costa neerlandesa ficam muitas praias e balneários muito populares de verão para o turismo local.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com