Home / África / África do Sul / Hermanus e o caminho das baleias
Rua das Baleias, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini
Caminho das Baleias, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini

Hermanus e o caminho das baleias

O CAMINHO DAS BALEIAS

A partir da Cidade do Cabo uma curta viagem de 120 km (2 horas) para o leste ao longo da pitoresca estrada costeira R 44 permite a visita dum belo trecho do litoral da África do Sul e se for na época certa de Agosto a Novembro pode adicionar à beleza a excitação da visão das baleias diretamente da estrada. O percurso passa pelas vilas de Strand, Gordon’s Bay, Rooiels, Hangklip, Betty’s Bay e Kleinmond e depois é aconselhável de seguir a R43 até Hermanus.

Esta estrada é uma das estradas costeiras mais espetaculares e pitorescas na África do Sul. É a Whale Route, o caminho das baleias. A estrada corre ao longo do lado oriental da False Bay para o Cabo Hangklip e daqui pode em dias claros ver no horizonte ocidental toda a península do Cabo da Boa Esperança. A rota atravessa depois uma paisagem magnífica com montanhas e penhascos com vista para o Oceano Atlântico, intercalada com praias belas de areia branca.

Baleia, Hermanus, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini

Baleia, Hermanus, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini

A rota mais espetacular é o trecho de 40 km, que vai de Gordon’s Bay até Kleinmond e que atravessa a Reserva da Biosfera Kogelberg, que ocupa toda a faixa costeira entre a Gordon’s Bay e o Bot River vlei. Estende-se no interior para Grabouw e as montanhas Groenland, uma reserva conhecida como o “coração do fynbos”. É o lar de 1.600 espécies diferentes de plantas, bem como de inúmeros animais, incluindo leopardos, antílopes e muitas espécies de aves. O percurso termina em Hermanus, renomado local para a observação de baleias durante o inverno austral.

HERMANUS

Hermanus com 48.000 habitantes é uma cidade bonita com vista para a Walker Bay. Está situado a 120 km da Cidade do Cabo, de onde pode ser acessado através da auto-estrada R43, mas é preferível alcançá-lo através da cênica estrada costeira R44, chamada a Whale Route, o caminho das Baleias, que conduz através de belas paisagens de montanhas, que chegam quase ao mar,. Nos meses de inverno e primavera entre Julho e Outubro oferece a emoção da vista das baleias a partir da estrada.

Hermanus tornou-se um importante destino turístico graças ao facto de ter sido declarado pelo WWF um dos 12 melhores lugares do mundo para a observação de baleias. A melhor época para ver as baleias é entre Julho e Outubro, quer dizer no inverno e na primavera austral. Em certos dias pode descobrir na baía de Hermanus mais de 50 baleias.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com