Home / América do Sul / Guiana Francesa / Guiana Francesa: uma região ultraperiférica da França equatorial

Guiana Francesa: uma região ultraperiférica da França equatorial

A Guiana (Guyane Française) é um departamento ultramarino francês situado ao norte do equador na parte setentrional da América do Sul. É banhada pelo Oceano Atlântico ao norte e é delimitada a oeste pelo Suriname, a sul e a leste pelo Brasil. Caiena, a capital, é a única cidade do país. Está situada ao longo da costa do Oceano Atlântico.

Seu território é composto por uma planície costeira coberta com manguezais, savanas e pastos. Aqui estão as principais estabelecimentos.  O interior do território é constituído por um planalto coberto com vastas extensões de floresta tropical. No centro do país ficam as serras de Inini-Camopiche, atingindo 851 metros de altura pelo monte Bellevue, considerado o ponto mais alto do país.

Um pouco mais ao sul é o maciço do Sommet Tabulaire/Mont Itoupé, que atinge 830 metros. Para o sul ao longo da fronteira com o Brasil ficam as baixas montanhas do Maciço do Mitaraka com 690 metros. A Guiana é rica em água. Existem muitos rios que atravessam o departamento. A leste o rio Oyapock marca a fronteira com o Brasil, enquanto a oeste os rios Maroni, Lawa e Litani marcam a fronteira com o Suriname.

As extensas florestas, que fornecem madeira valiosa, representam um recurso económico importante. A agricultura, no entanto, é pouco desenvolvida.  Somente uma muito pequena parte das terras são utilizadas para o cultivo. São cultivados cana-de-açúcar, milho, arroz, mandioca, abacaxi, batatas e bananas. A pesca, sobretudo para o camarão, está expandindo. Os recursos do subsolo são interessantes: São extratos bauxita, ouro, argila e cinábrio. De grande importância para o departamento é o Centro Espacial Guyanais de Kourou, onde a Agência Espacial Europeia (ESA) tem uma base espacial. Aqui são lançados os satélites do programa Ariane.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 83.534 km²: área arável 0,1%, prados e pastagens 0,1%, florestas e arbustos 91%, terras incultas e improdutivas 8,8%.
  • População: 202.000 (situação em 2006): crioulos (descendentes de africanos e europeus) 38%, haitianos 35%, europeus 12%, ameríndios 5%, asiáticos 5%, marrons (africanos) 5%
  • Capital: Cayenne/Caiena.
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês. Fala-se um crioulo francês.
  • Religião: Católicos romanos.
  • Moeda: Euro (EUR).
  • Fuso horário: UTC-3.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM CAYENNE

Booking.com