Home / América Central e Caribe / Guadalupe / Guadalupe: duas ilhas muito diferentes entre elas
Plage du Souffleur, Les Saintes, Guadalupe. Author Raissa B. Licensed under Creative Commons Attribution
Plage du Souffleur, Les Saintes, Guadalupe. Author Raissa B.

Guadalupe: duas ilhas muito diferentes entre elas

A ilha de Guadalupe (Guadeloupe) é um departamento ultramarino francês localizado no Caribe nas Pequenas Antilhas ao sul de Montserrat e Antigua e ao norte da Dominica. A localidade principal é a cidade de Basse-Terre.

Fazem parte do departamento além da ilha principal de Guadalupe com 1.433 km² as ilhas de Marie-Galante com 158 km², La Désirade com 21 km² e o arquipélago de Les Saintes com 13 km².

A ilha principal de Guadalupe é na verdade composta por duas ilhas separadas: Basse-Terre e Grande-Terre, separadas por um estreito de 200 metros de largura, mas unidas por duas pontes.

As duas ilhas são muito diferentes entre eles: Basse-Terre com 838 km², a maior e a mais montanhosa das duas, é de origem vulcânica e sua montanha mais alta o Soufrière com 1.467 metros é um vulcão ativo.  A segunda maior ilha Grande-Terre com 595 km² é de calcário e plana.

Mapa da Guadalupe

Mapa da Guadalupe

A economia da ilha é baseada sobre a agricultura com cana-de-açúcar, bananas e frutas tropicais. A pesca e o turismo são importantes. Os principais produtos são açúcar, bananas, cacau, café, baunilha e rum.

Vôos: Como chegar a Guadalupe

A ilha de Guadalupe tem um grande aeroporto internacional: o Aeroporto Internacional de Pointe-à-Pitre (PTP), ligado por voos regulares para a Europa, o Caribe e a América do Norte (EUA e Canadá). O aeroporto está localizado a poucos quilômetros a oeste da cidade de Pointe-à-Pitre em Grande-Terre na ilha de Guadalupe.

Todos os voos regulares da Europa partem da França. Os voos da Air France para Guadalupe partem dos aeroportos de Paris-Charles de Gaulle e Paris-Orly, enquanto os voos de Air Caraïbes e Corsair International partem do aeroporto de Paris-Orly. A XL Airways France tem voos para Guadeloupe, que partem do aeroporto de Paris-Charles de Gaulle.

O aeroporto de Pointe-à-Pitre (Guadalupe) está também ligado à Europa por voos charter.

O tempo de vôo entre a Europa e Guadalupe varia entre 10 e 12 horas excluindo mudanças de avião.

Não há voos diretos do Brasil e de Portugal para Guadalupe.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 1.628 km²: terras aráveis 17%, prados e pastagens 14%, florestas e arbustos 39%, terras incultas e improdutivas 30%.
  • População: 453.000 (situação em 2008): mulatos (descendentes de europeus e africanos) 65%, asiáticos 12%, africanos 10%, europeus 10%
  • Capital: Basse-Terre.
  • Língua oficial: A língua oficial é o francês. Fala-se um crioulo francês.
  • Religião: Cristãos 95%: Católicos 90% e Protestantes 5%; Hindus 4%.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC-4.
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker