Home / África / África do Sul / Groot Constantia: Vinhedos na Cidade do Cabo
Groot Constantia, Cidade do Cabo, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini.
Groot Constantia, Cidade do Cabo, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini.

Groot Constantia: Vinhedos na Cidade do Cabo

Groot Constantia é uma antiga quinta, um monumento nacional, que está localizado num subúrbio da Cidade do Cabo na Península do Cabo em frente à False Bay. Groot Constantia foi fundada em 1685 pelo governador da colónia neerlandesa do Cabo da Boa Esperança Simon van der Stel. A fazenda foi utilizada desde o início para a produção de vinho, frutas e legumes e para a criação de gado.

Alguns anos depois a morte de Simon van der Stel, que ocorreu em 1712, a propriedade mudou de mãos. Em 1716 foi comprado pelo capitão Oloff Bergh e em seguida a propriedade passou para Carl George Wieser e depois em 1777 para Jan Serrurier. Serrurier foi forçado a vender a fazenda após de apenas 12 meses em 1779 para Hendrik Cloete. O imóvel tornou-se a propriedade da família Cloete até 1885. Os Cloetes restauraram a propriedade e melhoraram muito a qualidade do vinho. As suas produções adquiriram uma reputação internacional. O vinho produzido em Constantia tornou-se muito popular nas casas reais da Europa.

Em 1885 Groot Constantia foi vendida por um leilão público ao governo do Cabo e usada como uma fazenda para o teste de variedades. Em 1925 um incêndio danificou uma parte da casa principal, que foi restaurada alguns anos mais tarde. Em 1969 Groot Constantia tornou-se parte do Museu de História Cultural Sul-Africana. Agora o Museu de Groot Constantia apresenta a história da escravidão e da vida rural dos escravos durante o período colonial neerlandês no Cabo. Groot Constantia é hoje o melhor exemplo de arquitetura neerlandesa do Cabo e um dos edifícios mais antigos do país.

Vinhas de Groot Constantia, Cidade do Cabo, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini

Vinhas de Groot Constantia, Cidade do Cabo, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini

Os vinhedos estão localizados num vale profundo do lado oriental da Montanha do Tafelberg/Table Mountain com um clima fresco e bom solo. É o lugar ideal para o cultivo e a produção de vinho de alta qualidade. Os vinhos são sobtretudo vermelhos como Shiraz e Merlot. A área tem um clima marítimo, devido à influência do oceano e duma precipitação anual de 1.100 mm com 78% da chuva caindo entre Maio e Outubro.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com