Home / América do Norte / Gronelândia / Gronelândia: a maior ilha do mundo, uma enorme ilha de gelo

Gronelândia: a maior ilha do mundo, uma enorme ilha de gelo

Gronelândia (Grønland; Kalaallit Nunaat) é uma ilha de gelo enorme, que se estende por grande parte ao norte do Círculo Polar Ártico entre 83° e 59° de latitude norte. Esta grande ilha é a maior ilha do mundo com uma área total de mais de dois milhões de quilômetros quadrados.

O país está localizado no Atlântico Norte encravado entre o Estreito de Davis e a Baía de Baffin, que o separa do Canadá e o Estreito da Dinamarca, que o separa da Islândia. Politicamente a Gronelândia pertence à Dinamarca, da qual é um concelho com autonomia legislativa e administrativa completa.

As áreas livres de gelo tem apenas um total de 341.700 quilômetros quadrados entre os mais de dois milhões de quilômetros quadrados do país. Cerca de um vigésimo do gelo da Terra e um quarto da superfície da Terra coberta de gelo encontra-se na Gronelândia.

O território da Gronelândia é muito pobre em vegetação. Há muito poucas árvores, enquanto nas áreas livres de gelo existem líquenes, musgos e arbustos especialmente ao longo das costas oeste e sul, onde o clima é temperado pela corrente do Golfo quente.

O interior da Gronelândia é feita de uma camada de gelo vasto, que atinge alturas entre 2.000 e 3.000 metros. As áreas mais elevadas estão no centro desta camada de gelo enorme, que ocupam cerca de 85% da área total do país que podem alcançar altitudes até 3.200 metros.

As mais altas montanhas da Gronelândia estão situadas ao longo da costa leste, dirigida à Islândia. Aqui estão o Monte Forel (3383 metros) e o Monte Gunnbjørns Fjeld (3.700 metros). O último é a montanha mais alta da Gronelândia.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 2.175.600 km²
  • População: 55.000. Principalmente Inuit (Esquimós).
  • Capital: Nuuk (Godthåb).
  • Línguas oficiais: Gronelandês, Dinamarquês.
  • Religião: protestantismo luterano
  • Moeda: Coroa dinamarquesa (DKK)
  • Fusos horário: UTC +0 (Danmarkshavn), UTC -1 (Ittoqqortoormiit), UTC -3 (Gronelândia y Tasiilaq), UTC -4 (Qaanaaq)

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com