Home / Europa / Áustria / Graz: capital da Estíria com uma bela cidade antiga
Graz, Áustria. Autor jasonb42882. Licensed under the Creative Commons Attribution
Graz, Áustria. Autor jasonb42882

Graz: capital da Estíria com uma bela cidade antiga

Graz é a capital da região da Estíria na Áustria. É a segunda maior cidade austríaca com uma população de 285.000 habitantes. Graz é também a sede duma universidade importante. Graz é um exemplo particularmente bom duma cidade europeia, que teve durante vários séculos um papel decisivo no Império de Habsburgo.

Fundada pelos romanos, a cidade tornou-se importante por causa da sua posição estratégica na Idade Média, quando foi construído um castelo e Graz tornou-se um grande centro para o comércio com a Itália, as planícies do Danúbio e do Oriente.

O centro da cidade é um dos melhor preservados da Europa Central e para isso o centro histórico de Graz foi adicionado à lista de locais do Património Mundial Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1999. A cidade tradicional é uma mistura harmoniosa de diferentes estilos arquitetônicos, que abrangem o período desde a Idade Média até o século XIX.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE GRAZ

Graz, Áustria. Autor Pablo Nicolás Taibi Cicare. Licensed under the Creative Commons Attribution.

Graz, Áustria. Autor Pablo Nicolás Taibi Cicare. Licensed under the Creative Commons Attribution.

Património Mundial da UNESCO, os edifícios de Graz refletem uma mistura de estilos artísticos presentes no Império de Habsburgo. Estes estilos foram submetidos a influências germânicas, dos Balcãs e do Mediterrâneo. Artistas e arquitetos muito importantes destas regiões contribuíram à construção da cidade e hoje seus edifícios mantêm vivo o papel duma encruzilhada feita por Graz no Império de Habsburgo.

A marca arquitetônica italiana é visível graças às obras renascentistas, realizadas por mestres italianos no século XVI. Entre eles o mais valioso é o edifício do Palácio do Governo (Landhaus), projetado pelo arquiteto Domenico dell’Allio di Como.

O símbolo de Graz era o Schlossberg, o castelo inexpugnável, que domina a partir duma colina o centro da cidade. Hoje após a demolição parcial em conseqüência da Paz de Schönbrunn em 1809, demolidas pelas tropas de Napoleão, resta apenas a torre de relógio (Uhrturm), um dos símbolos da cidade. Ela pode ser alcançada através dum funicular, que oferece uma bela vista da cidade.

De particular interesse são a prefeitura (Rathaus), a catedral (Dom), a Burg (castelo), a Gemaltes Haus (a casa pintada na Herrengasse) e o teatro (Schauspielhaus). Fora do centro da cidade fica o castelo (Schloss) Eggenberg e um museu, perto do qual há um dos mais belos miradouros sobre a cidade com a Ruina Gösting.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker