Home / Europa / Espanha / Fuerteventura: uma terra de dunas de areia, vulcões e mar cristalino

Fuerteventura: uma terra de dunas de areia, vulcões e mar cristalino

Fuerteventura é a ilha do arquipélago das Ilhas Canárias mais próxima da África. As costas de Marrocos encontram-se numa distância de apenas 100 km. A ilha é uma combinação de deserto e mar, uma terra de dunas de areia, vulcões e mar cristalino. A ilha é geologicamente a mais antiga do arquipélago das Canárias. Ela subiu há 20 milhões de anos, devido a erupções vulcânicas.

Fuerteventura é a segunda maior ilha do arquipélago em tamanha depois de Tenerife. É popular entre os turistas por suas belas praias, o mar e o sol. Com um clima ameno e agradável durante o ano inteiro e com 3.000 horas de sol por ano, Fuerteventura é um dos destinos mais importantes para férias de praia da Europa. A ilha é também um destino popular para os amantes do surf, do kite surf, da pesca e dos desportos aquáticos.

Fuerteventura é formada por paisagens lunares, secos e desertos. A ilha tem algumas atrações históricas no interior da parte norte da ilha: A “Casa de los Coroneles”, um edifício da segunda metade do século XVII, declarado monumento histórico espanhol, que abriga um pequeno museu dedicado à história da ilha.

Na parte noroeste de Fuerteventura fica El Cotillo, uma pequena baía com rochas de lava escura, dominadas por uma torre circular do século XVIII (Torre del Tostón) construída para defender este porto pequeno contra os piratas.

Uma grande área de dunas ocupa a costa norte-oriental da ilha. Aqui encontra-se o Parque Natural de Corralejo, uma das atrações de Fuerteventura. As dunas de Corralejo, que estendem-se por mais de 2.600 hectares, são as maiores das dunas das Canárias. Estas grandes dunas têm uma origem em parte orgânica e são formadas pela desintegração das conchas de moluscos e outros organismos marinhos com esqueleto externo.

O mar e as praias são as principais atracções da ilha. A maioria das praias estão localizadas ao longo da costa leste, sobretudo na zona sul ao longo da península de Jandía. As águas são ricas em vida marinha e podem ser vistas por mergulho, snorkeling ou através de barcos com fundo de vidro.

Na área central da ilha fica a serra de Betancuria (maciço de Betancuria) com um pico de 762 metros: O Pico de la Atalaya, de onde pode-se ver muito da ilha. Esta área é protegida pelo Parque Rural de Betancuria.

Aqui é também a aldeia histórica de Betancuria, fundada em 1404 por Jean de Bethencourt IV, que foi a primeira capital da ilha. É uma vila bonita de casas brancas, varandas floridas e ruas pavimentadas. Betancuria é famosa pelo seu artesanato: O processamento de argila e o bordado. São feitos capachos, toalhas de mesa e roupa de cama.

Outras áreas naturais protegidas da ilha são as de Malpaís Grande, uma área de crateras vulcânicas e fluxos de lava, localizada na parte centro-sul da ilha. Mais ao sul perto da costa há os Cuchillos de Vigán, uma outra formação vulcânica, que é um importante refúgio para as três espécies de aves mais ameaçadas das Canárias: O Guirre (abutre-de-Egito), a águia-pesqueira e o falcão pelegrinoide.

No sul de Fuerteventura encontra-se o Istmo de la Pared e a Península de Jandía, onde destaca-se o Pico de la Zarza, que atinge 807 metros acima do nível do mar e é a montanha mais alta da ilha. A ilha tem uma vegetação pobre, mas são cultivados Aloe Vera, cereais e legumes.

Fuerteventura é servida por um aeroporto internacional (Aeropuerto de Fuerteventura) com conexões para a maioria dos países europeus, a Espanha e as outras ilhas das Canárias. Um serviço de ferry liga Fuerteventura com as ilhas de Lanzarote, Gran Canária e Tenerife.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com