Home / Europa / Espanha / Espanha: história, cultura e beleza natural
Toledo, Espanha. Autore e Copyright Marco Ramerini
Toledo, Espanha. Autor Marco Ramerini

Espanha: história, cultura e beleza natural

A Espanha (Reino de España/Reino de Espanha) é uma monarquia constitucional, que está localizada no sudoeste da Europa. O estado espanhol, que ocupa 85% da Península Ibérica, inclui os arquipélagos das Baleares no Mar Mediterrâneo e as ilhas Canárias no Oceano Atlântico.

A capital é Madrid e outras grandes cidades são Barcelona, Valência, Sevilha, Málaga, Bilbao. Espanha faz parte da União Europeia. A divisão administrativa do território compreende 17 regiões autónomas. Também fazem parte da Espanha as praças de soberania no Norte da África (Ceuta, Melilla e algumas pequenas ilhas ao largo da costa mediterrânica de Marrocos).

O país é limitado a nordeste pela França e Andorra, a oeste por Portugal. Ao norte, noroeste e sul-oeste está banhado pelo Oceano Atlântico e a leste e a sudeste pelo Mar Mediterrâneo.

Uma grande parte do território espanhol é formado pela Meseta, um vasto planalto interior. No norte a Cordilheira Cantábrica incluindo o Pico de Europa com 2.648 metros constitui o extremo norte da Meseta. Rumo a leste a Meseta é delimitada pelo Sistema Ibérico, um complexo conjunto de cadeias montanhosas, que têm em vários pontos mais de 2.000 metros de altura e chegando a 2.313 metros na Serra del Moncayo.

O lado sul da Meseta é formado pelas montanhas da Serra Morena com 1.323 metros, além do qual existe a planície andaluza com o vale do Guadalquivir, que separa a Meseta do Sistema Bético, que toca as maiores alturas na Sierra Nevada com picos superiores a 3.000 metros. Aqui está o pico mais alto da Península Ibérica, o Monte Mulhacén com 3.478 metros. Também os Pirinéus alcançam alturas elevadas pelo Pico de Aneto com 3.404 metros, formando a fronteira natural do nordeste da Espanha com a França do Atlântico para o Mediterrâneo por mais de 400 km.

Mapa de Espanha

Mapa de Espanha

A Espanha é rica em rios. Cinco são os rios principais. Quatro deles, o Tejo, o Douro, o Guadiana e o Guadalquivir desaguam no Oceano Atlântico. Doutro lado o Ebro corre ao sul dos Pirinéus, desaguadando no Mar Mediterrâneo. A bacia do Rio Douro é a maior do país (mais de 98.375 km²). O Tejo com o seu curso de 1.007 quilômetros é o maior rio da Península Ibérica.

O arquipélago das Ilhas Baleares encontra-se no Mar Mediterrâneo entre a costa oriental da Espanha e a Sardenha. Possui uma área de 4.992 quilômetros quadrados e 796.400 habitantes. A capital é Palma de Maiorca. O arquipélago é composto das ilhas de Maiorca, Menorca, Ibiza, Formentera e outras ilhas menores.

O arquipélago das Canárias está a apenas algumas centenas de quilômetros da costa africana de Marrocos, tem uma área de 7.447 quilômetros quadrados e possui 1.630.000 habitantes. A capital é a cidade de Santa Cruz de Tenerife. O arquipélago é constituído por sete ilhas principais: Tenerife, Gran Canaria, Lanzarote, Fuerteventura, La Palma, Gomera y Hierro. Na ilha de Tenerife está o pico mais alto do arquipélago e de toda a Espanha: o vulcão do Pico de Teíde, que chega a 3.710 metros de altura.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 505.957 km²
  • População: 42.744.000
  • Capital: Madrid
  • Língua: O castelhano (espanhol) é a língua nacional falada em todo o país. Existem línguas oficiais regionais: o catalão, falado na Catalunha, na Comunidade valenciana e no arquipélago das Baleares, o euskera, falado no País Basco e o galego, falado na Galiza
  • Religião: Católicismo
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2, nas Ilhas Canárias o fuso horário é UTC, no verão UTC+1
dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker