Home / Europa / Eslovénia / Eslovénia atrações turísticas: que ver na Eslovénia

Eslovénia atrações turísticas: que ver na Eslovénia

A Eslovénia é um país pequeno, mas rico em diversidade. Há paisagens cársicas de grande beleza como as grutas de Postojna e Škocjan, lagos alpinos como os de Bled e Bohinj e picos alpinos imaculados como o Monte Triglav nos Alpes Julianos.

Do ponto de vista artístico a influência dos Habsburgos é evidente nos centros históricos do interior tais como nas cidades de Liubliana e Maribor. A influência de Veneza é marcada nos países ao longo da costa da Ístria como nas antigas cidades de Koper (Capodistria) e Piran (Pirano).

A capital Liubliana é uma concentração de palácios e edifícios barrocos, museus e centros culturais, teatros e galerias de arte. Na capital é ainda perceptível a influência da dominação dos Habsburgos. Esta influência é também visível noutras cidades da Eslovénia como na segunda cidade do país, Maribor, que durante o período austríaco foi chamada Marburg, e na cidade vizinha de Ptuj, que tem um rico centro histórico. Perto de Liubliana existem outras interessantes vilas históricas interessantes como Škofja Loka e Kamnik, enquanto a sudeste de Liubliana na direção de Zagreb e da fronteira croata fica a vila histórica de Kostanjevica na Krki com um mosteiro cisterciense bonito.

Ao longo da costa eslovéna da Ístria há três belas cidades medievais, Koper (Capodistria), Piran (Pirano) e Izola (Isola d’Istria), onde a influência de Veneza é claramente visível em arte, arquitetura e lingua. Nessas três cidades o idioma italiano é a língua oficial ao lado do esloveno. Dentro da pequena aldeia de Hrastovlje (Cristoglie) a poucos quilómetros de Koper/Capodistria encontra-se na igreja românica da Santíssima Trindade um maravilhoso ciclo de afrescos do século XV.

As maravilhas naturais do Carso esloveno, em particular as espetaculares grutas de Postojna e Škocjan, esta última incluída no Património Mundial da UNESCO, estão entre os pontos turísticos mais visitados da Eslovénia. O Parque Nacional de Triglav (Triglavski narodni park) é um outro lugar, onde a natureza é espetacular com base na mais alta montanha dos Alpes Julianos, o Monte Triglav. O parque contém lagos alpinos de origem glacial, incluindo o belo lago Bohinj e o vale dos sete lagos, picos e montanhas de calcário majestosas, rios e cachoeiras como as de Savica, tudo num ambiente natural intacto.

Ao redor do Parque Nacional de Triglav existem alguns dos destinos turísticos mais populares da Eslovénia como o lago Bled com a pequena ilha no centro, a estância de desporto de inverno de Kranjska Gora e a cidade medieval de Radovljica. Nesta área há também lugares famosos pela Primeira Guerra Mundial como a vila de Caporetto (Kobarid).

Quem ama cavalos e a equitação deve visitar Lipica (Lipizza), uma vila perto da fronteira com a Itália, mundialmente famosa por ser o lugar onde os Habsburgos levantaram a partir do século XVI os cavalos da raça Lipizza, uma raça selecionada de cavalos para exposição. A fazenda de Lipica está sempre ativa e pode ser visitada.

As estâncias termais são um motivo mais para visitar o país. Ao sul de Maribor na fronteira com a Croácia fica a estância termal mais conhecida e famosa da Eslovénia: Encontra-se ao sul da vila de Rogaška Slatina a estância termal de Šmarješke Toplice. No nordeste na fronteira com a Áustria existe uma outra estância termal conhecida: Radenci. A Eslovénia é também um destino para os jogadores de azar. O país tem inúmeros casinos intensamente frequentados pelos seus adeptos.

Para os amantes da arqueologia é para visitar a vila de Šempeter v Savinjski dolini, localizada entre Liubliana e Maribor, onde estão os restos duma necrópole romana com importantes túmulos e restos de altares. Pelos amantes da arqueologia industrial e da arquitetura de mineração a vila mineira de Idrija faz parte do Património Mundial da UNESCO.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com