Home / Viajar com crianças / Em cruzeiro com crianças: O enjoo do mar
Proa do navio. Autor e Copyright Marco Ramerini
Proa do navio. Autor e Copyright Marco Ramerini

Em cruzeiro com crianças: O enjoo do mar

Se escolheu o cruzeiro como tipo de viagem lembre-se, que pode ter que lidar com o problema irritante do enjoo do mar. Manifesta-se como náusea e tontura. É fácil de sofrer na sua primeira experiência.

A desordem enjoada está intimamente ligada às condições do mar e do tempo. Se o mar está agitado, mais facilmente será capaz de incomodá-lo, mas mais ainda os seus filhos.

Para ser capaz de viver com serenidade, é bom levar em sua mala produtos eficazes para combater o problema.

Antes de sair aceite os conselhos de seu pediatra sobre a escolha da medicação adequada: São comercialmente disponíveis produtos em gotas, das quais eu pessoalmente não tive uma resposta positiva, pensos rápidos para colocar atrás das orelhas, doces e gomas de mascar feitas de gengibre – esta especiaria é capaz de combater eficazmente os problemas de náusea – e pílulas para engolir, que no nosso caso foram as mais eficazes.

Gengibre. Autor Anna Frodesiak. No Copyright

Gengibre. Autor Anna Frodesiak

Infelizment mesmo a nossa família teve de lidar com o enjoo, especialmente eu e o meu filho mais novo Mattia de 6 anos. Curamos o enjoo com o descanso e usando as pílulas, que nos foram dadas a um preço exagerado do médico do navio. As pílulas ou quaisquer outras medidas para combater a doença do mar (náusea, tontura) para ser eficazes terão de ser tomadas ao aparecimento dos primeiros sintomas, senão são inúteis.

Eis alguns bons conselhos oferecidos por um médico brasileiro, que estava viajando com nós e que trabalhou um período em navios, que eu gostaria de compartilhar com você. Eles poderiam ser de assistência. São os seguintes:

  • Evite beber, porque a ingestão de líquidos acentua os sintomas de náusea e vómito.
  • Descansar dormindo de bruços na cama.
  • Mastigar pequenos pedaços de pão ou comer dentes de maçã verde cuidadosamente descascada e temperada com sal.
  • Mastigar um pedaço de gengibre – pergunte na cozinha do cruzeiro – , que doará alívio.
  • Tomar pílulas contra enjoo nos primeiros sintomas para crianças, evitando o uso de medicamentos, que contêm substâncias, que estimulam a sonolência.
  • Mesmo a posição da cabine no navio pode ser útil. Prefira uma cabine localizada a meia-nau e a meia-altura. Vai ajudar a aliviar os sintomas e o descanso será melhor.

Mas provavelmente a melhor solução é concentrar os seus sentidos no horizonte do mar. Precisa observar o horizonte até vê-lo firme e horizontalmente, transferindo o seu sistema de referência do navio em que está para o horizonte do mar. Isso permitirá, que sincroniza o seu ponto de vista com os movimentos reais, que o navio efetua. Sincronizando o sistema de referência, o problema do enjoo termina geralmente. Evitar observar coisas como uma pessoa, um livro ou a TV, do qual não tem uma referência para o mundo exterior.

Em cruzeiro com crianças: Como planejar um cruzeiro com as crianças.

Em cruzeiro com crianças: A vida a bordo dum navio.

Em cruzeiro com crianças: As excursões.

Em cruzeiro com crianças: O enjoo do mar.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.