Home / Europa / Reino Unido / Edimburgo: a capital da Escócia

Edimburgo: a capital da Escócia

Edimburgo com 453 mil habitantes é uma bela cidade histórica. É a capital da Escócia desde 1437 e a sede do Parlamento escocês desde 1999. A cidade está localizada na costa leste da Escócia ao longo da costa sul do Firth of Forth. As áreas históricas da cidade (Old e New Towns) foram declaradas Património da Humanidade pela UNESCO em 1995.

Todos os anos durante o mês de agosto Edimburgo hospeda um Festival Internacional com muitos eventos, entre os quais o mais importante evento é o Festival Internacional de Edimburgo (Edinburgh International Festival), um festival dedicado ao teatro e à música clássica. Um outro evento importante no calendário de Edimburgo é o Edinburgh Fringe, uma série de eventos dedicados à comédia.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE EDIMBURGO

As atracções da cidade incluem o magnífico Castelo de Edimburgo, excelentes lojas, museus e três galerias nacionais. O centro histórico de Edimburgo é dividido ao meio pela Princes Street. No sul o miradouro é dominado pelo Castelo de Edimburgo (Edinburgh Castle) – localizado num cone vulcânico – e pelos edifícios da Cidade Velha, enquanto a parte ao norte da Princes Street tem vista para a Cidade Nova (New Town).

Na área do castelo está também a Mills Mount Battery, onde cada dia é disparado um tiro de canhão de espaço em branco. Na mesma área fica o edifício mais antigo da cidade: a Capela de St Margaret. Não muito longe encontra-se o Palácio Real – construído no século XV e XVI – e o Scottish United Services Museum, que abriga relíquias da história militar escocesa.

A cidade velha (Old Town) mantém a sua atmosfera medieval e consiste de casas, que parecem empilhadas uma sobre a outra em perfeito contraste com as fileiras de casas na cidade nova (New Town). A partir da rua principal, chamada Royal Mile, partem ruas secundárias em ziguezague, grandes praças, em que uma vez foram realizadas mercados, cercando os grandes edifícios públicos e igrejas. O coração da Cidade Velha é o Grassmarket, um dos centros de vida noturna de Edimburgo com muitos restaurantes e pubs.

A cidade nova (New Town), localizada ao norte da Princes Street, foi construída no final do século XVIII. Ela mantém quase totalmente o núcleo original, que é um grande exemplo de arquitetura georgiana. Holyrood Park foi o terreno de caça dos reis da Escócia, hoje em dia um parque com uma bela paisagem. Outros pontos de interesse são o Observatório Astronômico Real, a Catedral de St Giles e a Universidade de Edimburgo. Entre os museus devem ser mencionados a Galeria Nacional da Escócia (National Gallery of Scotland), que é o lar duma coleção grande e importante de obras de arte, incluindo a bela escultura de António Canova “As Três Graças”.

Para gozar uma vista maravilhosa de Edimburgo deve ir sobre o Calton Hill, um dos melhores miradouros da cidade. Esta vista inclui o castelo, Holyrood, Arthur’s Seat, o Firth of Forth, a cidade nova e toda a extensão da Princes Street.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Voos: O Aeroporto de Edimburgo é o Edinburgh Turnhouse Airport (IATA: EDI), localizado a 13 km a oeste do centro da cidade. Há ligações directas com Portugal, bem como aqueles com escala em Londres.

Como locomover-se em Edimburgo: Edimburgo tem uma rede de autocarros urbanos eficientes e generalizados, permitindo ligações frequentes. As duas empresas principais são as Lothian Buses e First Edinburgh. Os ingressos não são intercambiáveis. Ligações de transportes locais possibilitam fácil acesso a lugares próximos, tanto no interior como no litoral.

O clima de Edimburgo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com