Home / África / Djibouti / Jibuti: lagos salgados e atividade vulcânica
Lac Abbe, Djibouti. Autor Rolf Cosar. Licensed under the Creative Commons Attribution
Lac Abbe, Djibouti. Autor Rolf Cosar

Jibuti: lagos salgados e atividade vulcânica

Jibuti ou Djibouti (Jumhuriya Jibuti/République de Djibouti/Republica do Jibuti) é uma república semipresidencialista na África Oriental, limitada a leste pelo Oceano Índico (Golfo de Aden) e tem fronteiras com a Eritreia ao norte, com a Etiópia ao oeste e sul e com a Somália ao sudeste. Ex-colônia francesa, o país é um Estado independente desde 1977 e o país tem como capital a cidade de Djibuti, um porto estrategicamente localizado numa enseada do Golfo de Aden, o Golfo de Tadjoura, a cidade é o terminal da ferrovia chegando de Addis Abeba (Etiópia).

O pequeno Estado de Jibuti é formado em grande parte de planaltos áridos de origem vulcânica, alternando com uma série de depressões, incluindo a depressão de Afar, uma das regiões mais inóspitas da África, que apresenta o ponto mais baixo do continente africano, o Lago Assal, localizado a 155 metros debaixo do nível do mar.

No extremo norte do país estão os contrafortes das montanhas de Danakil, que atingem a altura máxima do país pelo Monte Moussa Ali com 2.028 metros. Jibuti não tem cursos de água permanentes. Há apenas vários lagos salgados.

Mapa do Djibouti

Mapa do Djibouti

Devido ao clima hostil e à escassez de água, há poucas culturas, limitadas a alguns oásis, onde os produtos são datas, frutas e legumes,. Pobre é também a criação de cabras, de ovelhas, de camelos e de gado. Há recursos subterrâneos limitados: cobre, gesso, sal, ferro e recursos geotérmicos.

Relevante em vez disso a atividade portuária graças à ferrovia, que vem da Etiópia. Para o porto de Jibuti passa a maior parte do comércio da Etiópia. O turismo pode ser uma fonte de renda por causa dos fenômenos geológicos e naturais interessantes e das paisagens espectaculares das depressões salgadas do país.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 23.200 km²: Área arável 0%, prados e pastagens 56%, florestas e arbustos 1%, terra inculta e improdutiva 43%
  • População: 500.000  (censo de 2007) somali (issa, issak, gadaboursi) 60%, afar 30%, europeus, árabes e etíopes
  • Capital: Djibouti/Jibuti
  • Língua oficial: Os idiomas oficiais são o Árabe e o Francês. Outras línguas faladas são o Afar e o Somali.
  • Religião: muçulmana 94%, cristã 6%
  • Moeda:  Franco djibutiano (DJF)
  • Fuso horário: UTC+3 horas
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker