eXTReMe Tracker
Home / Europa / Dinamarca / Dinamarca: no passado, o estado mais importante do norte da Europa
Casa antiga em Ommel, Ærø, Dinamarca. Author Erik Christensen. Licensed under Creative Commons Attribution
Casa antiga em Ommel, Ærø, Dinamarca. Author Erik Christensen

Dinamarca: no passado, o estado mais importante do norte da Europa

A Dinamarca (Kongeriget Danmark) é uma monarquia hereditária constitucional parlamentar. O país está dividido administrativamente em 15 condados (em adição às duas cidades de Copenhaga e Frederiksborg, agrupados em 5 distritos cada uma).

A nação é formada pela península de Jutlândia e algumas centenas de ilhas (incluindo Sjælland, a maior, Fionia/Fyn, Lolland, Falster, Møn, Langeland, Aerø, Als, Bornholm, Læsø). Está limitada a norte e oeste pelo mar do Norte, a leste pelo Mar Báltico e a sul pela fronteira com a Alemanha. Faz parte da União Europeia.

Politicamente Groenlândia pertence à Dinamarca, que é um concelho com plena autonomia legislativa e administrativa. Mesmo as ilhas Faroé são parte da Dinamarca. São também autónomas com o seu próprio Parlamento.

O país é predominantemente plano com baixas colinas. O ponto mais alto, o Ejer Bavnehøj, atinge 171 metros. A maioria do país é constituída da península da Jutlândia, ligada ao continente europeu apenas em sua parte meridional. A sua terra é caracterizada por brejos e áreas pantanosas de turfa.

Mapa da Dinamarca

Mapa da Dinamarca

A costa dinamarquesa é ao longo de seu lado ocidental em frente ao Mar do Norte delimitada por dunas e cordões de areia. A costa oriental de Jutlândia é rica em portos em baías profundamente cortadas e é bastante escarpada.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

A Dinamarca foi no passado, por muitos séculos o mais importante dos estados do norte da Europa. No século XI, sob a coroa dinamarquesa foram unificados juntamente com a Dinamarca, Inglaterra e Noruega. No século XIV, a coroa dinamarquesa controlava os reinos da Noruega, Suécia e Dinamarca. No século XV, a monarquia dinamarquesa controlava os territórios situados entre o rio Elba eo Cabo Norte também controlava a Groenlândia e Islândia. No século XVII, a Dinamarca teve colônias nas Antilhas, ao longo da costa de Gana na África e na Índia.

  • Área: 43.093 km²
  • População: 5.400.000
  • Capital: Copenhaga
  • Língua oficial: O Dinamarquês. O Inglês é conhecido por 90% da população.
  • Religião: A população é de religião protestante luterana para 90%.
  • Moeda: Coroa (krone) (DKK)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.
NUmber One 300x250 _Promo USA 300x250
rentalcars.com
Close
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem