eXTReMe Tracker
Home / Europa / Dinamarca / Dinamarca: no passado, o estado mais importante do norte da Europa
Dinamarca: no passado, o estado mais importante do norte da Europa
Casa antiga em Ommel, Ærø, Dinamarca. Author Erik Christensen

Dinamarca: no passado, o estado mais importante do norte da Europa

A Dinamarca (Kongeriget Danmark) é uma monarquia hereditária constitucional parlamentar. O país está dividido administrativamente em 15 condados (em adição às duas cidades de Copenhaga e Frederiksborg, agrupados em 5 distritos cada uma).

A nação é formada pela península de Jutlândia e algumas centenas de ilhas (incluindo Sjælland, a maior, Fionia/Fyn, Lolland, Falster, Møn, Langeland, Aerø, Als, Bornholm, Læsø). Está limitada a norte e oeste pelo mar do Norte, a leste pelo Mar Báltico e a sul pela fronteira com a Alemanha. Faz parte da União Europeia.

Politicamente Groenlândia pertence à Dinamarca, que é um concelho com plena autonomia legislativa e administrativa. Mesmo as ilhas Faroé são parte da Dinamarca. São também autónomas com o seu próprio Parlamento.

O país é predominantemente plano com baixas colinas. O ponto mais alto, o Ejer Bavnehøj, atinge 171 metros. A maioria do país é constituída da península da Jutlândia, ligada ao continente europeu apenas em sua parte meridional. A sua terra é caracterizada por brejos e áreas pantanosas de turfa.

Mapa da Dinamarca

Mapa da Dinamarca

A costa dinamarquesa é ao longo de seu lado ocidental em frente ao Mar do Norte delimitada por dunas e cordões de areia. A costa oriental de Jutlândia é rica em portos em baías profundamente cortadas e é bastante escarpada.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

A Dinamarca foi no passado, por muitos séculos o mais importante dos estados do norte da Europa. No século XI, sob a coroa dinamarquesa foram unificados juntamente com a Dinamarca, Inglaterra e Noruega. No século XIV, a coroa dinamarquesa controlava os reinos da Noruega, Suécia e Dinamarca. No século XV, a monarquia dinamarquesa controlava os territórios situados entre o rio Elba eo Cabo Norte também controlava a Groenlândia e Islândia. No século XVII, a Dinamarca teve colônias nas Antilhas, ao longo da costa de Gana na África e na Índia.

  • Área: 43.093 km²
  • População: 5.400.000
  • Capital: Copenhaga
  • Língua oficial: O Dinamarquês. O Inglês é conhecido por 90% da população.
  • Religião: A população é de religião protestante luterana para 90%.
  • Moeda: Coroa (krone) (DKK)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.
NUmber One 300x250
Scroll To Top
Close
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem