Home / Oceania / Austrália / Deserto de pináculos: rochas calcárias com formas bizarras
Deserto de pináculos (Pinnacles Desert), Austrália Ocidental, Austrália. Author Neil Creek. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike.
Deserto de pináculos (Pinnacles Desert), Austrália Ocidental, Austrália. Author Neil Creek

Deserto de pináculos: rochas calcárias com formas bizarras

O Parque Nacional Nambung (Nambung National Park) está localizado a 200 km ao norte de Perth perto da vila de Cervantes na costa do oceano Índico. O parque foi criado para proteger o famoso deserto de pináculos (Pinnacles Desert), uma área de dunas costeiras, situadas num ambiente de deserto, onde há enormes pilares de pedra calcária, que criam contrastes fascinantes com as dunas espetaculares de areia amarela de deserto.

Os navegadores neerlandeses do século XVII foram os primeiros europeus a avistar estas estranhas formações rochosas, observando-as de seus navios sem desembarcar. Acreditavam, que estas eram os restos duma cidade abandonada.

Estas rochas calcárias, os pináculos, sobem até quatro metros de altura. Suas formas lembram lápides dum cemitério. Mas os primeiros exploradores neerlandeses pensaram aos contornos duma cidade deserta. Na realidade são provavelmente os restos de antigos animais marinhos, quer dizer fósseis calcificados pela passagem do tempo. Mas a origem não foi ainda identificada. Estas formações rochosas características mudaram durante milênios pela erosão causada pelos elementos, sobretudo pelo vento.

Deserto de pináculos (Pinnacles Desert), Austrália Ocidental, Austrália. Author Andrzej Kulka. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Deserto de pináculos (Pinnacles Desert), Austrália Ocidental, Austrália. Author Andrzej Kulka

O parque é também o lar de alguns animais típicos da fauna australiana como o canguru cinza e o emu. Há também algumas espécies de répteis como a Tiliqua rugosa e algumas cobras venenosas como a cobra marrom ocidental (Western Brown snake) ou Gwardar (Pseudonaja nuchalis). Devido ao calor elevado a maioria dos animais, que vivem no Parque Nacional Nambung. são animais noturnos.

Os pináculos são mais fotogênicos no início da manhã e no final da tarde, quando o sol e as sombras criam profundidade e contraste e exaltam as cores das formações rochosas. A melhor época para visitar o deserto de pináculos são os meses entre agosto e outubro, que são caracterizados pelo florescimento de flores selvagens australianas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
eXTReMe Tracker