Home / Viajar com crianças / Ir com crianças num cruzeiro: As excursões
Mattia em Punta Norte, Península Valdés, Argentina. Autor e Copyright Marco Ramerini
Mattia em Punta Norte, Península Valdés, Argentina. Autor e Copyright Marco Ramerini

Ir com crianças num cruzeiro: As excursões

Se fizer um cruzeiro com seus filhos uma das coisas mais bonitas e interessantes, que vai fazer, serão as excursões. As crianças devem saber, que não é apenas uma viagem relaxante. O navio oferece uma grande quantidade de entretenimento no interior, onde a diversão não falta. Mas o objetivo do cruzeiro é capacitar os passageuros de ver paisagens e cenários a partir dum outro ponto de vista e fazer excursões com o objetivo de relacionar-se com culturas diferentes da sua, aprendendo nalguns casos um modo de vida diferente e aprender algo sobre a fauna e a flora dos lugares, que vai visitar.

As crianças devem saber, que durante a excursão terá que seguir regras precisas, especialmente se é o caso de compartilhar algo com outros hóspedes do navio. É necessário de aprender a respeitar o calendário e uma certa orientação para não perder-se. Deve informar-se sobre o autocarro de referência e o guia no caso de perder de vista. Está entendido, que serão sempre perto do adulto responsável e os seus filhos terão de respeitar as regras de boas maneiras sem perturbar aqueles ao seu redor sem fazendo caprichos ou levantando a voz.

QUAIS EXCURSÕES FAZER COM CRIANÇAS?

Como já foi descrito na seção sobre “como planejar um cruzeiro com as crianças” os seus filhos, especialmente os mais velhos, são capazes de tomar parte na escolha das excursões para fazer e uma vez de volta podem fazer passeios, que atraem a curiosidade e o interesse das crianças.

Andrea e Mattia na Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

Andrea e Mattia na Antártida. Autor e Copyright Marco Ramerini

Escolha excursões tranquilas e evitar aquelas, que exigem longas caminhadas, e se possível evitar a participar em excursões de grupo. Assim tem a vantagem de não ter limites de tempo e pode ficar em lugares, que quiser, para ter o tempo desejável.

Se entretanto tem feito num cruzeiro o conhecimento de famílias, que têm filhos como você, será agradável e interessante compartilhar experiências. Nesta maneira podem mesmo nascer amizades úteis.

Uma excursão “independente” pode fazer somente após um estudo cuidadoso dos lugares para ver. É aconselhável começar já em casa alguns meses antes no caso que precisa saber com antecedência os pormenores das coisas para ver. Para visitar um museu deve-se informar bem do horário de abertura. Isto vai ajudar a família a se preparar ao programa da excursão, tornando-o assim agradável e adequado para crianças.

Depois de decidir o que ver, pode no desembarque tomar um táxi autorizado para fazer uma volta personalizada por algumas horas nas áreas ao redor da cidade ou no lugar, que pretende visitar. Uma vez avaliado o benefício económico, pode começar com a excursão.

Se deseja pode participar em voltas organizadas pelas agências de turismo locais, que são as mesmas, que o navio vende. Quando pousa vai encontrar muitas empresas, que irão oferecer-lhe os seus passeios. Estas excursões são frequentemente atraentes com um preço competitivo, que oferecem às famílias com crianças. Em muitos casos estas são mesmo livres ou são oferecidas a um preço especial reduzido.

O QUE DEVEM USAR AS CRIANÇAS DURANTE AS EXCURSÕES

Para serem capazes de fazer qualquer tipo de excursão é necessário, que as crianças estão vestidas de modo conveniente e apropriado para o clima. Se no dia da excursão está prevista chuva, não deve faltar um guarda-chuva e uma capa de chuva. Se vai encontrar um dia quente e ensolarado não esqueça de proteger a pele dos seus filhos com protetor solar adequado. As crianças deveriam usar roupas ligeiras como bermudas, vestidos e T-shirts de algodão. Mas acima de tudo não esqueça o chapéu para evitar insolação!

QUE COISAS DEVEM TRAZER AS CRIANÇAS DURANTE AS EXCURSÕES

Fotógrafo no trabalho, Museu Maggiorino Borgatello, Punta Arenas, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini

Fotógrafo no trabalho, Museu Maggiorino Borgatello, Punta Arenas, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini

Durante as excursões as crianças devem ter uma mochila leve com o tamanho adequado, já preparada na noite anterior. É claro que se faz sob a supervisão dum adulto. Se quiser aumentar o entusiasmo e o sucesso desta experiência, propor-lhes colocar dentro da mochila uma câmera digital com a desculpa de que precisa ajudantes para gravar vídeos e tirar fotos. Será interessante descobrir quais eram as coisas e momentos, que têm despertado o interesse das crianças durante a excursão.

Não perca o essencial como uma garrafa de água, um pequeno guarda-chuva no caso de mau tempo, lenços de papel, um lanche para saciar a fome a meio da manhã: Lembre-se que nalguns países é proibido o desembarque de frutas e o transporte de alimentos não embalados pelos passageiros. Em vez disso são permitidos bolachas e biscoitos selados, que podem ser encontrados no navio durante o pequeno almoço.

Mães, vocês podem decidir colocar dentro da sua mochila um creme de cortisona em caso de picadas de insetos e um desinfetante de mão na ausência de água.

Em cruzeiro com crianças: Como planejar um cruzeiro com as crianças.

Em cruzeiro com crianças: A vida a bordo dum navio.

Em cruzeiro com crianças: As excursões.

Em cruzeiro com crianças: O enjoo do mar.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.