Home / Europa / Croácia / Croácia como chegar: voos, comboios, ferries

Croácia como chegar: voos, comboios, ferries

VOOS PARA A CROÁCIA E AEROPORTOS

O aeroporto de Zagreb (Zagreb Airport, Zračna luka Zagreb (ZAG)) é o principal aeroporto da Croácia. Aqui chegam e partem a maioria dos voos com as mais importantes capitais da Europa. Outros aeroportos internacionais do país são os de Dubrovnik/Ragusa (Dubrovnik Airport, Zračna luka Dubrovnik/Čilipi (DBV)), Split/Spalato (Split Airport, Zračna luka Split (SPU), Pula/Pola (Pula Airport, Zračna luka Pula (PUY), Zadar/Zara (Zadar Airport, Zračna luka Zadar/Zemunik (ZAD)) e Rijeka/Fiume (Rijeka Airport, Zračna luka Rijeka/Krk I. (RJK)). A transportadora aérea nacional são os Croatia Airlines.

O aeroporto da capital Zagreb está ligado por voos para as principais capitais europeias como Paris, Londres, Moscou, Berlim, Copenhaga, Roma, Budapeste, Madrid, Lisboa, etc. Entre as principais companhias aéreas, que voam para Zagreb, existem além dos Croatia Airlines Air France, British Airways, Aeroflot, Austrian Airlines, KLM, EasyJet, Iberia, TAP Portugal, Lufthansa, Turkish Airlines, Vueling, Germanwings etc.

Os aeroportos ao longo da costa da Dalmácia (Dubrovnik/Ragusa), Split/Spalato, Zadar/Zara) e da Istria (Pula/Pola, Rijeka/Fiume) têm muitos voos no verão, que são muito reduzidos no resto do ano. Nesses aeroportos pousam também voos charter e de companhias aéreas de baixo custo como a Ryanair, Germanwings, EasyJet, Jet2.com, Thomson Airways, Condor, Norwegian Air Shuttle, Volotea, Vueling, etc.

FERRIES PARA A CROÁCIA

 Os principais portos para passageiros de tráfego de ferry da Croácia são os de Split/Spalato e Zadar/Zara. Eles são conectados com vários portos italianos e com as ilhas da costa da Dalmácia. Outros portos de grande tráfego são os de Dubrovnik/Ragusa, Rijeka/Fiume e Pula/Pola. As cidades italianas ligadas com a Croácia por serviços regulares de ferry são Veneza, Ancona e Bari.

A companhia de navegação principal do país é a Jadrolinija, que transporta entre Bari e Dubrovnik/Ragusa, a partir de Ancona para Split/Spalato, entre Ancona e Zadar/Zara e entre Ancona e Stari Grad/Cittàvecchia na ilha de Hvar/Lesina. Algumas empresas de navegação italianas têm também serviços de ferry entre a Itália e a Croácia. Entre estas são a SNAV, que tem conexões entre Ancona e Split/Spalato e as Venezia Lines, que ligam Veneza com os portos da Istria de Poreč/Parenzo, Rovinj/Rovigno, Pula/Pola, Rabac e Mali Losinj/Lussinpiccolo.

COMBOIOS PARA A CROÁCIA

A Croácia tem uma rede ferroviária de 3.000 km de comprimento. O serviço de transporte é garantido pelos caminhos de ferro croatas (Hrvatske Zeljeznice). O ponto central da rede ferroviária é a capital Zagreb. Aqui começam as principais linhas de ligação do país para a Sérvia, a Eslovénia e a Hungria.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com