Home / Europa / Espanha / Costa de Almeria: a mais bela costa da Andaluzia

Costa de Almeria: a mais bela costa da Andaluzia

A Costa de Almeria é o litoral banhado pelo Mar Mediterrâneo na província de Almeria na Andaluzia, que estende-se 200 km entre a cidade de Pulpì no leste e Adra no oeste com a cidade de Almeria no centro.

A região da Costa de Almeria é uma área quase deserta com um clima seco, que apresenta vários destinos turísticos interessantes como as cidades de Vera, Mojácar, Roquetas de Mar e Almerimar e também áreas de grande interesse natural como o Parque Natural de Cabo de Gata-Nijar, um refúgio da costa rochosa e isolada e um dos poucos lugares remanescentes ao longo da costa da Andaluzia como a Reserva Natural de Punta Entinas-Sabinar ou a ilha de San Andrés, que foi declarada monumento natural.

Algumas dezenas de quilómetros para o interior ao norte de Almeria existe o deserto de Tabernas com uma paisagem de deserto semelhante ao oeste dos EUA. Aqui foram filmados vários filmes western nos anos sessenta, dirigidos por Sergio Leone.

A cidade de Almeria está localizada ao longo da costa do Golfo do mesmo nome e foi fundada pelos árabes durante a sua dominação. A cidade está localizada numa das mais ricas áreas agrícolas da Espanha. A oeste de Almeria fica a estância balnear de Roquetas de Mar, o centro turístico melhor equipado de todo o litoral e a cidade de Adra. Entre as duas cidades existe a Reserva Natural de Punta Entinas-Sabinar, uma área de costa baixa e arenosa, formada por uma série de dunas na costa e onde existem pequenas zonas húmidas, chamadas “Charcas” ou “Charcones”.

A mais bela área da Costa de Almeria está para o leste da cidade, onde a costa eleva-se e torna-se alta e rochosa na região do Cabo de Gata. Este trecho da costa de grande beleza é felizmente protegido no Parque Natural de Cabo de Gata-Nijar. O parque abrange 63 km de litoral, em grande parte selvagem e deserto com rochas com vista para o mar, enseadas e praias. Este é provavelmente a parte mais bonita da costa da Andaluzia.

A área do parque é a única região da Europa a ter um clima quente de deserto, tendo algumas características geológicas interessantes. As montanhas, que formam o Cabo de Gata, são a maior formação de rochas vulcânicas da Espanha continental.

Hoje o Parque Natural de Cabo de Gata-Nijar é uma Reserva de Biosfera da UNESCO. Ao longo da costa existem torres antigas, fortes, faróis e algumas das mais belas praias da Andaluzia. As mais conhecidas são as praias de San José, Monsul, Playa de los Genoveses e Playa de los Muertos. No final oeste do parque encontram-se os balneários de Mojácar e Carboneras.

COMO CHEGAR: O aeroporto mais próximo é o de Almeria.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com