Home / Europa / Espanha / Costa Blanca: praias de areia branca, entretenimentos e arranha-céus

Costa Blanca: praias de areia branca, entretenimentos e arranha-céus

A Costa Blanca é a região costeira da província de Alicante, banhada pelo Mar Mediterrâneo, que estende-se por 200 km entre as cidades de Pilar de la Horadada no sul e de Denia no norte. A Costa Blanca é cheia de praias banhadas por águas calmas com um clima privilegiado e um mar quente. A paisagem da região é feito pelas montanhas com vista para o mar.

Entre as cidades mais conhecidas ao longo da Costa Blanca são: Alicante, Denia, Javea, Calpe, Altea, Benidorm, Villajoyosa, Campello, Benitachell, Torrevieja e Santa Pola são cidades costeiras modernas com uma vida noturna vibrante. Exceto os trechos da costa alta, onde as montanhas chegam ao mar, a maior parte da Costa Blanca é uma série de balneários e de blocos modernos de apartamentos, por vezes feitos como arranha-céus reais. A maioria deles têm prejudicado a beleza deste trecho da costa espanhola, famosa por suas praias de areia branca.

O centro principal turístico desta parte da costa é a cidade de Benidorm, localizada a poucos quilómetros ao norte de Alicante. É famosa por suas praias e vida noturna. A cidade de aparência moderna é famosa por incluir entre seus edifícios muitos arranha-céus. Há trinta edifícios, que tém uma altura de mais de 100 metros. Em Benidorm existe um parque de diversões temático, chamando-se Terra Mitica, dedicado às antigas civilizações do Mediterrâneo: Egito, Grécia, Roma e Ibéria.

Ao norte de Benidorm fica a estância balnear de Calpe/Calp, localizada no sopé do majestoso Peñón de Ifach, um promontório rochoso de 332 metros de altura, que é um símbolo da Costa Blanca. Entre os monumentos mais importantes em Calpe existem as ruínas de Baños de la Reina, sendo os tanques de peixes duma antiga fazenda do período romano tardio do quarto ou quinto século d.C. Entre Calpe e Benidorm ao longo da costa fica o Parque Natural de la Sierra Helada, um dos poucos trechos não desenvolvidos da Costa Blanca.

Um outro centro popular da costa é a cidade de Denia, localizada perto do promontório de Cap de la Nao. Está localizada no extremo sul do Golfo de Valência. Denia tem alguns bairros antigos como os de les Roques e Baix la Mar. As mais belas praias estão localizadas ao norte da cidade. A cidade de Jávea/Xábia, que fica ao sul de Denia entre esta e o Cap de la Nao, é formada por um pequeno centro medieval com a interessante igreja de São Bartolomeu (Iglesia de San Bartolomé), um edidício gótico, construído no século XVI. A praia mais famosa de Jávea/Xábia é a Playa del Arenal.

A região de Alicante é cheia de montanhas, que permitem passeios interessantes. Ao lado de sítios arqueológicos dos fenícios, cartagineses, romanos e árabes as aldeias escondidas no interior das montanhas são interessantes. Além disso há superfícies plantadas com vinha e palmeiras. Vale a pena de visitar o Palmeiral de Elche, que a UNESCO adicionou ao Patrimônio da Humanidade.

COMO CHEGAR: Para chegar à Costa Blanca o aeroporto mais próximo é o de Alicante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com