Home / Europa / Grécia / Cós (Kos): a ilha de Hipócrates e das praias

Cós (Kos): a ilha de Hipócrates e das praias

A ilha de Cós com 290 quilômetros quadrados e 31 mil habitantes está localizada no Mar Egeu na parte norte do Dodecaneso ao norte de Nissyros e ao sul de Kalymnos. A costa da Turquia está localizada a uma curta distância para o nordeste. Cós fica entre as penínsulas turcas de Bodrum e Datca.

A capital da ilha, a vila de Cós, fica ao longo da costa nordeste do lado de fora da costa turca. Aqui chegam a maioria dos ferries, que ligam Cós com as outras ilhas do Dodecaneso e com a costa turca. O aeroporto da ilha está localizado no centro da ilha perto da aldeia de Antimahia.

A ilha é montanhosa com uma vegetação rica com algumas planícies férteis, onde crescem as videiras, oliveiras e árvores de fruto. Na ilha praticam-se também o pastoreio e a pesca. As costas são simples sem recuos significativos.

Para o leste perto da costa sul fica uma cordilheira estreita, que atinge a altura máxima pelo monte Dikeos com 843 metros, que domina a costa central-sul da ilha. Esta cordilheira torna-se mais plana para o norte como uma planície agrícola fértil.

Cós, que supostamente é o berço de Hipócrates, tem vestígios arqueológicos interessantes. O mais importante sítio arqueológico na ilha é a Asclepeion, que está localizado na parte norte da ilha a uma curta distância da vila de Cós.

A ilha é repleta de castelos, que lembram a história do lugar de fronteira entre o Ocidente cristão e o Oriente muçulmano. O principal castelo é o dos Cavaleiros na vila de Cós, quer dizer o Castelo Neratzia. No centro da ilha encontra-se o imponente castelo de Andimachia e mais ao norte ficam as ruínas do castelo de Palio Pyli.

Kos é conhecida por suas belas praias, que estendem-se ao longo das costas norte e sul da ilha e fizeram de Cós um dos destinos mais populares do Dodecaneso.

COMO CHEGAR A CÓS

VOOS: A ilha de Cós é servida por um aeroporto localizado na parte centro-sul da ilha. Aqui chegam os voos de Atenas dos Aegean Airlines e voos a partir dos aeroportos gregos de Salónica e Heraklion na ilha de Creta, operados pelo Minoan Air. O Olympic Air tem voos, que chegam a Cós das ilhas de Astypalaia, Kalymnos, Leros e Rodes. Além de voos com escala e mudança de avião em Atenas a ilha de Cós está conectada durante o verão com os principais aeroportos europeus por numerosos voos sazonais diretos. O aeroporto de Cós é servido por várias companhias aéreas de baixo custo, incluindo Air Berlin, Condor, EasyJet, Vueling e Ryanair.

FERRIES: Cós está conectada por ferries regulares para o porto de Pireu a poucos quilômetros a sudoeste de Atenas. O tempo necessário para a viagem é de 10 horas. A ilha está também ligada por ferry com as principais ilhas do Dodecaneso como Rodes, Leros, Nisyros, Kalymnos e Simi. Há também balsas, que ligam Cós com Salónica em 21 horas e Samos em 5 horas e 30 minutos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com