Home / América do Norte / Canadá / A Colúmbia Britânica (British Columbia): natureza a enésima potência
Takakkaw Falls, Yoho National Park, British Columbia, Canadá. Author Jonathan Mueller (JonoMueller). Licensed under Creative Commons Attribution
Takakkaw Falls, Yoho National Park, British Columbia, Canadá. Author Jonathan Mueller (JonoMueller)

A Colúmbia Britânica (British Columbia): natureza a enésima potência

A Colúmbia Britânica (British Columbia) é uma província do oeste do Canadá ao longo das costas do Oceano Pacífico. Quatro vezes maior da Grã-Bretanha é depois do Quebeque a maior província do Canadá, excluindo os territórios. A província é limitada ao oeste pelo Oceano Pacífico, limitada a norte pelo Alaska e os territórios canadenses dos Territórios do Noroeste e Yukon e a leste pelas Montanhas Rochosas canadenses, marcando a fronteira com a província de Alberta, enquanto a sul faz fronteira com os Estados Unidos da América pelos Estados de Washington, Idaho e Montana.

A Colúmbia Britânica tem uma costa ao longo do Oceano Pacífico muito irregular e liderada por numerosas ilhas, incluindo a ilha de Vancouver com 32.134 km², onde fica a capital provincial Victoria. Outras ilhas importantes são as do arquipélago da Rainha Carlota/Queen Charlotte Islands, cujas duas ilhas principais são a Graham Island com 6.361 km² e a Moresby Island com 2.608 km².

Colúmbia Britânica (British Columbia)

Colúmbia Britânica (British Columbia)

O território da Colúmbia Britânica é em grande parte montanhoso e ao longo da costa encontra-se a cadeia das montanhas costeiras (Coast Mountains), das quais o pico mais alto é o Monte Waddington com 4.019 metros. Para o norte da faixa costeira a montanha mais alta da Colúmbia Britânica é o Monte Fairweather com 4.671 metros, localizado perto da costa na fronteira com o Alaska na Fairweather Range.

O interior do país é composto por um grande planalto, atravessado pelos rios Columbia, Stikine, Skeena e Fraser e por muitos lagos muitas vezes longos e estreitos, incluindo o lago Okanagan, o Lago Kootenay e o Lago Shuswap. A Colúmbia Britânica tem também a montanha mais alta das Montanhas Rochosas canadenses: o Mount Robson com 3.954 metros. Muitos são os vulcões, incluindo: o Monte Silverthrone com 2.865 metros, o Monte Meager com 2.680 metros, o Monte Garibaldi com 2.678 metros e o Monte Edziza com 2.787 metros.

O QUE VISITAR EM BRITISH COLUMBIA (COLÚMBIA BRITÂNICA): ATRAÇÕES TURÍSTICAS

Localizada entre as Montanhas Rochosas e o Oceano Pacífico a Colúmbia Britânica é famosa por suas belas paisagens naturais, compostas de montanhas, rios, cachoeiras, geleiras, fiordes, lagos e ilhas. Para aqueles, que visitam a Colúmbia Britânica, as belezas naturais são a razão principal para uma viagem. Fora da cidade de Vancouver a nutureza manifesta-se em cenários espetaculares como ao longo do Howe Sound, ao longo da estrada para Squamish e na estância de esqui de Whistler.

Takakkaw Falls, Yoho National Park, Colúmbia Britânica (British Columbia), Canadá. Autor Frank Kovalchek (Alaskan Dude). Licensed under Creative Commons Attribution

Takakkaw Falls, Yoho National Park, Colúmbia Britânica (British Columbia), Canadá. Autor Frank Kovalchek (Alaskan Dude)

A Colúmbia Britânica tem três locais incluídos no Patrimônio Mundial da UNESCO: SGang Gwaay (Anthony Island), uma pequena ilha no arquipélago da Rainha Carlota, onde existem os restos do pequeno vilarejo indiano de Ninstints, testemunho da cultura dos índios Haida, o complexo das geleiras na fronteira entre o Canadá e o Alaska, Kluane/Wrangel-St. Elias/Glacier Bay/Tatshenshini-Alsek, do qual o Tatshenshini faz parte da Colúmbia Britânica, e os Parques das Montanhas Rochosas canadenses (Canadian Rocky Mountain Parks), incluindo os Parques Nacionais de Kootenay e Yoho e os Parques Provinciais do Monte Robson, do Monte Assiniboine e do Hamber.

A Colúmbia Britânica tem um bom clima. A sua região costeira é a mais ensolarada no Canadá com temperaturas moderadas ao longo do ano. Na parte interna do sul o verão é quente e ensolarado, enquanto os invernos são frios. A região interior norte tem pouca chuva, temperaturas mais baixas e queda de neve moderada durante o inverno.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 944.735 km²
  • População: 4.419.974 (censo de 2009)
  • Capital: Victoria
  • Fuso horário: UTC-7 e UTC-8

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker