Home / África / África do Sul / Cidade do Cabo: a cidade mais antiga da África do Sul
Cidade do Cabo, África do Sul, Autor Marco Ramerini.
Cidade do Cabo, África do Sul, Autor Marco Ramerini.

Cidade do Cabo: a cidade mais antiga da África do Sul

Cidade do Cabo, a capital da província de Cabo Ocidental (Western Cape), é a terceira cidade mais populosa da África do Sul com 2.900.000 habitantes. Foi fundada pelos neerlandeses em 1652 como uma estação de abastecimento no caminho para as Índias Orientais.

Cidade do Cabo é considerada por sua posição como uma das cidades mais bonitas do mundo. A cidade está imersa num cenário natural espectacular, localizada sobre o mar em torno da famosa “Tábua do Cabo” (Table Mountain/Tafelberg) com 1.086 m e no início da Península do Cabo.

O turismo é um dos sectores principais da economia da cidade juntamente com o setor manufactureiro. A cidade abriga a casa do Parlamento Nacional, assim sendo a capital legislativa da África do Sul.

O QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DA CIDADE DO CABO

Cidade do Cabo, África do Sul, Autor Marco Ramerini.

Cidade do Cabo, África do Sul, Autor Marco Ramerini.

Cidade do Cabo (Cape Town ou Kaapstad), a cidade mais antiga da África do Sul, foi fundada em 1652 por uma expedição neerlandesa sob o comando de Jan van Riebeeck. A frota de 5 navios tinha sido enviada pela poderosa Companhia das Índias Orientais Neerlandesa (VOC), a fim de estabelecer um assentamento permanente perto do Cabo da Boa Esperança a fim de fornecer abastecimentos aos navios ao longo da rota, que levava da Europa ao Oriente. O primeiro edifício era uma pequena fortaleza de madeira, que foi substituída em 1666 por um forte de pedra, chamado Castelo da Boa Esperança (“Kasteel van de Goede Hoop”).

Ao redor do forte, que existe ainda hoje, foi desenvolvido a Cidade do Cabo, que é hoje a terceira maior cidade da África do Sul e a capital da província de Cabo Ocidental (Western Cape), além de ser a capital legislativa da África do Sul, quer dizer a sede do parlamento sul-africano. A cidade é famosa por ser inserida numa paisagem natural bela e pitoresca, tornando-se numa das cidades mais bonitas do mundo e da Península do Cabo da Boa Esperança ao longo duma grande baía dominada pela famosa Tábua do Cabo (Table Mountain/Tafelberg), uma montanha, que tem 1.086 metros de altura.

Cidade do Cabo é o destino turístico mais popular da África do Sul graças às muitas atrações naturais como a Tábua do Cabo (Table Mountain/Tafelberg), a península do Cabo da Boa Esperança e o Cape Point, a famosa estrada cênica de Chapman’s Peak Drive, as muitas belas praias como o Boulders Beach perto de Simon’s Town/Simonstad, onde pode ver uma colónia de pinguines, e o majestoso Jardim Botânico de Kirstenbosch (Kirstenbosch Botanical Gardens).

Entre as atrações históricas e culturais para não perder existe o antigo forte neerlandês e o infame Robben Island, onde Nelson Mandela ficou preso durante os anos de prisão. Muito interessante são as arquitecturas em estilo neerlandês do Cabo (Cape Dutch) de muitas casas no centro da cidade, o pitoresco bairro malaio de Bo-Kaap e o Victoria & Alfred Waterfront, o centro comercial mais popular, bem colocado no antigo porto da cidade. Aqui existe também o Two Oceans Aquarium.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com