Home / Europa / Chipre / Chipre: a ilha onde nasceu Vênus

Chipre: a ilha onde nasceu Vênus

Chipre (Kypriakí Dimokratia/Kibris Cumhuriyeti/República de Chipre) é uma ilha situada no leste do Mediterrâneo ao sul da Turquia. Em 1983 a parte norte da ilha – ocupada pela Turquia desde 1974 – foi proclamada República Turca de Chipre do Norte (3.355 km², 190.000 habitantes), reconhecida apenas pela Turquia.

A zona sul – a comunidade cipriota grega de Chipre – faz parte da União Europeia. Actualmente negociações estão em curso para resolver o problema da divisão da ilha. A capital de Nicósia no centro da ilha é dividida em duas áreas: a grega no sul e a turca no norte. Famagusta está localizada na República Turca de Chipre do Norte e Limassol e Larnaca pertencem à parte grega da ilha.

As montanhas de Chipre são formadas por duas cadeias de montanhas que correm de oeste a leste. A cadeia do norte ultrapassa apenas ligeiramente os 1.000 metros pelo monte Kyréneia ou Pentadáutylos com 1.023 metros. A cadeia do sul tem o pico mais alto da ilha, que é o Monte Troodos nas montanhas do Olimpo, que atinge 1.953 metros. Entre as duas cadeias abre-se uma grande depressão, a Mesaria ou Mesoaria, que é a única parte plana da ilha.

Chipre tem uma economia agrícola próspera. A agricultura possui um número significativo de trabalhadores. Se cultiva frutas cítricas, cereais, azeite, vinho, legumes e batatas. Nos últimos anos o sector financeiro tornou-se juntamente com o turismo a força motriz da economia da ilha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 9.251 km²
  • População: 730.000: greco-cipriotas 80%, turco-cipriotas 18%, minorias de árabes e armênios
  • Capital: Nicósia
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o grego e o turco.
  • Religião: A população de origem grega é cristã ortodoxa 80%; a população de origem turca é muçulmana 18%.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+2, no verão UTC+3.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com