Home / América do Sul / Brasil / Ceará: praias selvagens e dunas

Ceará: praias selvagens e dunas

O Ceará é famoso pelas suas extensas praias que estendem-se por cerca de 600 km ao longo do Oceano Atlântico e é um dos Estados do Nordeste do Brasil (Região Nordeste).  Faz fronteira a oeste com os Estados brasileiros do Rio Grande do Norte e Paraíba, a norte com o Pernambuco e a leste com o Piauí.

A capital do Ceará é a cidade de Fortaleza, um dos destinos turísticos mais populares do Brasil. Outras cidades de importância são Caucaia, Juazeiro do Norte e Maracanaú.

A geografia do Ceará é caracterizada por extensas planícies costeiras, pela depressão sertaneja e por uma área interna de planaltos com altitudes entre 600 e 700 metros, que fazem parte do vasto Planalto Brasileiro.

As áreas mais altas são formadas por relevos tabulares. A oeste é a Serra da Ibiapaba, a sul a Chapada do Araripe e a leste a Chapada do Apodi. No centro da região é a Serra da Mata, onde está a montanha mais alta do Ceará: o Pico da Serra Branca com 1.154 metros.

O rio mais importante é o Rio Jaguaribe. A vegetação predominante do Estado é a Caatinga, que é a vegetação da zona de clima árido, caracterizando o Nordeste brasileiro.

O Ceará viu inúmeras tentativas de colonização européia desde 1590, quando os franceses, estabelecidos no Maranhão, tentaram controlar a área, em seguida foi a vez dos portugueses, que por sua vez foram suplantados pelos neerlandeses durante alguns anos. Finalmente com a queda do Brasil neerlandês em 1654 a área passou a ser definitivamente uma parte do Brasil português.

A economia do Ceará baseia-se principalmente no turismo e na indústria. A agricultura, que uma vez foi a base económica do Estado, foi suplantada nos últimos anos pelo surgimento de outros sectores económicos.

– As atrações turísticas: o que visitar no Estado do Ceará

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 148.825 km²
  • População: 8.448.055 (situação em 2010): pardos 63,39%, brancos 33,05%, pretos 3,03%
  • Capital: Fortaleza
  • Fuso horário: UTC-3

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM FORTALEZA

Booking.com