Home / América do Sul / Argentina / Cataratas do Iguaçu: a maravilha natural da América do Sul
Cataratas do Iguaçu, Brasil-Argentina. Author and Copyright Marco Ramerini.
Cataratas do Iguaçu, Brasil-Argentina. Author Marco Ramerini.

Cataratas do Iguaçu: a maravilha natural da América do Sul

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas ao longo da fronteira entre o Brasil e a Argentina.  Elas são formadas pelo rio Iguaçu, o que cria uma das maravilhas naturais do planeta Terra. As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 saltos numa frente de 2.700 metros.  A altura dos saltos varia entre 60 metros e 82 metros. A mais impressionante das quedas é conhecida como a Garganta do Diabo (melhor visto do lado da Argentina), onde as cachoeiras formam um salto na forma de uma ferradura de 82 metros em uma frente total de 700 metros.

A área das Cataratas tem um clima muito húmido (humidade relativa do ar é de 80%) com temperaturas de 15ºC no Inverno e 30ºC no verão. Especialmente durante o verão é aconselhável de levar consigo um repelente anti-mosquito.

O nome Iguaçu vem da palavra guaraní: “y” (água) e “guasu” (grande). O Rio Iguaçu, que forma as quedas, tem um comprimento total de 1.320 km desde a nascente até sua confluência com o Rio Paraná 23 km após as quedas.

Cataratas do Iguaçu, Brasil-Argentina. Author and Copyright Marco Ramerini.

Cataratas do Iguaçu, Brasil-Argentina. Author Marco Ramerini.

A largura do rio varia entre 500 e 1.000 metros, enquanto na proximidade das quedas, que faz uma ampla curva U, atinge 1.500 metros de largura.

O rio, que tem uma taxa de fluxo de 1.500 metros cúbicos por segundo, forma dois arcos de grandes dimensões para um total de 2.700 metros de extensão com uma quantidade de saltos, que varia segundo o fluxo do rio entre 160 e 260 saltos. A cachoeira mais alta, mais espetacular e mais impressionante é a Garganta do Diabo, onde as águas caem de uma altura de 80 metros.

A maioria das quedas ficam em território argentino, enquanto a partir do território brasileiro existe uma visão mais ampla da frente da cachoeira.

As Cataratas do Iguaçu foram declarados em 1984 património mundial da UNESCO. Toda a área das quedas está incluída nos dois parques nacionais da Argentina (Parque Nacional Iguazú) e do Brasil (Parque Nacional do Iguaçu).

As quedas foram descobertas pelo explorador espanhol Álvaro Núñez Cabeza de Vaca em Janeiro de 1542.

O lado argentino das Cataratas do Iguaçu

O clima das Cataratas do Iguaçu

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM IGUAÇU

Booking.com
As Cataratas do Iguaçu estão localizadas ao longo da fronteira entre o Brasil e a Argentina.  Elas são formadas pelo rio Iguaçu, o que cria uma das maravilhas naturais do planeta Terra. As Cataratas do Iguaçu são formadas por 275 saltos numa frente de 2.700 metros.  A altura dos saltos varia entre 60 metros e 82 metros. A mais impressionante das quedas é conhecida como a Garganta do Diabo (melhor visto do lado da Argentina), onde as cachoeiras formam um salto na forma de uma ferradura de 82 metros em uma frente total de 700 metros. A área das Cataratas tem…

Review Overview

Natureza
Paisagens

Um espetáculo natural indescritível!

Summary : Sem dúvida as mais belas cachoeiras do mundo.

User Rating: Be the first one !