Home / América do Norte / Estados Unidos / Arizona / O Canhão de Chelly atrações turísticas: que ver no Canhão de Chelly

O Canhão de Chelly atrações turísticas: que ver no Canhão de Chelly

O Canhão de Chelly pode ser visitado com o seu carro ao longo de duas estradas: North e South Rim Drives, cada uma de 35 milhas, que passam ao longo das bordas dos dois canhões. A estrada sul segue o Canhão de Chelly, enquanto a estrada norte segue a borda do Canhão do Morto.

É recomendado sempre como em qualquer parque ou reserva natural dos Estados Unidos uma paragem no Centro de Visitantes (Visitor Center) para obter uma imagem mais detalhada do ambiente e do lugar, que quer visitar.

Ao longo do South Rim Drive existem vários pontos dignos duma paragem. Os dois primeiros, que encontramos são o Túnel Overlook e o Tsegi Overlook a partir dos quais pode obter uma primeira visão do canhão em sua parte final. Mais tarde chegamos à primeira paragem interessante, o Junction Overlook. A partir daqui pode ver a união dos dois canhões, o Canhão de Chelly e o Canhão do Morto. Na parede oposta do canhão são visíveis as Junction ruins, ruínas de habitações dos índios Anasazi pitorescamente embutidas nas paredes do canhão.

Mais debaixo na estrada vai chegar ao cruzamento, que leva ao White House Overlook, onde pode admirar as ruínas do White House, provavelmente a mais famosa ruína do parque, construída pelos índios Anasazi em torno do século XIII. Um caminho de 2,5 milhas (4 km) leva às ruínas do White House. É o único caminho de acesso livre ao público dentro do canhão. Os outros caminhos, que entram na garganta, requerem a presença dum guia Navajos.

De volta à estrada principal continuamos até ao Sliding House Overlook, um outro belo ponto de vista sobre o canhão e de onde pode ver a ruína do Sliding House (Sliding House Ruin). Continuando chegamos ao Face Rock Overlook e finalmente ao Spider Rock Overlook, dois pontos belos turísticos, especialmente o Spider Rock. Depois duma curta caminhada chegamos à varanda panorâmica de onde tem uma vista maravilhosa sobre a garganta e o famoso Spider Rock, um monólito alto e estreito, que eleva-se a 250 metros acima do centro da garganta. Este é provavelmente o lugar mais bonito do canhão.

Com esta visão maravilhosa termina a estrada do South Rim. Neste ponto é necessário voltar e tomar o North Rim Drive.

O North Rim Drive segue a borda do Canhão do Morto e tem quatro pontos de interesse, a partir dos quais pode ver as ruínas dos índios Anasazi. O primeiro ponto de observação, que encontramos, é o Ledge Ruin Overlook, onde pode ver as ruínas de habitações Anasazi recolhidas numa parede de pedra. De volta à estrada principal o segundo miradouro é o de Antelope House Overlook com os restos de habitações Anasazi na base do desfiladeiro.

Em seguida continuamos ao longo do North Rim Drive até à junção com o Mummy Cave Overlook e o Massacre Cave Overlook, as duas últimas paragens paisagísticas sobre o Canhão do Morto. O Mummy Cave Overlook é um outro lugar a não perder, onde pode admirar as ruínas da gruta Mummy (Mummy Cave Ruins). São ruínas evocativas de habitações Anasazi, construídas em duas cavernas, colocadas a meia altura ao longo da parede do canhão. O Massacre Cave Overlook é nomeado segundo uma batalha feroz, que teve lugar em 1805 nesta área do canhão entre os espanhóis e os Navajos, o que levou à morte dum grande número de índios.

– Canhão de Chelly guia de viagem

– Canhão de Chelly clima: quando ir

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com