Home / América do Norte / Canadá / O Canadá: natureza não contaminada e poder económico

O Canadá: natureza não contaminada e poder económico

O Canadá é uma monarquia federal vinculada ao Commonwealth Britânico, composto de 10 províncias – Colúmbia Britânica (British Columbia), Alberta, Saskatchewan, Manitoba, Quebeque, Ontário, Novo Brunsvique (New Brunswick), Ilha do Príncipe Eduardo (Prince Edward Island), Nova Escócia (Nova Scotia), Terra Nova e Labrador (Newfoundland and Labrador) – e de três territórios – Yukon, Territórios do Noroeste (Northwest Territories) e Nunavut – com Ottawa como capital. O país faz fronteira ao norte com o oceano Ártico, a oeste com o Alasca e o Oceano Pacífico, a sul com os Estados Unidos da América (EUA) e a leste com o Oceano Atlântico.

O Canadá ocupa com 9.970.610 km² mais de 40% do território da América do Norte e é depois da Rússia o maior país do mundo em superfície. O território canadense pode ser dividido em seis grandes regiões geográficas: o arquipélago ártico canadense, o Escudo Canadense (Canadian Shield), as Planícies Centrais, as Montanhas Rochosas e as montanhas da costa, a cordilheira dos Apalaches, a bacia do rio São Lourenço e os Grandes Lagos.

O estendido Arquipélago Ártico canadense é composto por várias ilhas, incluindo algumas de tamanho considerável, tais como as ilhas de Baffin com 476.065 km², a quinta maior ilha do mundo, Ellesmere com 212.687 km², Victória com 212 198 km², Banks, Melville, Prince of Wales, Somerset, Devon e Axel Heiberg. O Escudo Canadense (Canadian Shield), uma vasta região profundamente corroída pela ação do gelo, centra-se na baía de Hudson, um enorme abismo interno canadense de 1.230.000 km², estendendo-se em Quebeque, Labrador, no norte do Ontário, no Manitoba e na maioria dos Territórios do Noroeste. Faz fronteira a oeste pelas montanhas rochosas e a leste pelo Rio São Lourenço.

No oeste entre o Escudo Canadense e as Montanhas Rochosas são as planícies centrais, a área mais fértil do país, que estende-se pelos territórios de Alberta, Saskatchewan e Manitoba. Além das Planícies Centrais são as Montanhas Rochosas canadenses, que sobem até 3.954 metros com o Monte Robson. Mais ao norte a continuação destas são as cadeias de Mackenzie, Selwyn e Richardson.

A oeste das Montanhas Rochosas, paralela ao Oceano Pacífico fica a Serra do Mar (Pacific Coast Ranges), que estende-se do noroeste para o sudeste por mais de 1.600 km. O Mount Waddington com 4.019 metros é o pico mais alto. A costa é pontilhada com enseadas, fiordes e ilhas, incluindo a ilha de Vancouver com 32.134 km². A norte na fronteira com o Alasca a continuação da Serra do Mar (Pacific Coast Ranges) representam as Saint Elias Mountains, onde está a montanha mais alta do Canadá, o Monte Logan com 5.959 metros.

Doutro lado do país ao longo do Oceano Atlântico a cadeia de montanhas Apalaches estende-se desde a ilha de Terra Nova, a Nova Escócia, o Novo Brunsvique, a Ilha do Príncipe Eduardo e a Península de Gaspé à fronteira com os Estados Unidos da América. Estas montanhas são os últimos contrafortes do norte das Montanhas Apalaches, que atingem no Canadá pelo Monte Jacques-Cartier uma altura de 1.268 metros.

A área plana, que inclui a bacia do rio São Lourenço e os Grandes Lagos, é uma das mais ricas áreas agrícolas do país e a principal área industrial. Com exceção do Lago Michigan, que pertence exclusivamente aos Estados Unidos, os outros quatro grandes lagos são partilhados entre o Canadá e os Estados Unidos. Estes são o Lago Superior com 84.131 km², o maior lago do mundo depois do Mar Cáspio, o Lago Huron com 61.797 km², o quarto maior lago do mundo, o Lago Erie com 25.612 km² e o Lago Ontário com 18.941 km². Além dos Grandes Lagos o Canadá apresenta numerosos e extensos lagos, incluindo o Grande Lago do Urso com 31.792 km², Great Bear Lake), o Grande Lago do Escravo com 28.438 km², Great Slave Lake), o Lago Winnipeg com 24.514 km², o Lago Athabasca com 8.080 km², o Lago Winnipegosis com 5.447 km², o Lago Manitoba com 4.706 km² e o Lago Mistassini com 2.335 km².

O rio mais longo do Canadá é o rio Mackenzie com um comprimento de 4.241 km, que deságua no Oceano Ártico. Outros rios importantes são o Yukon, o Fraser e o Columbia, que desaguam no Oceano Pacífico. O Saskatchewan representa um afluente do Lago Winnipeg e o rio São Lourenço – um emissário do Lago Ontário – deságua no Oceano Atlântico.

O Canadá é um dos países mais industrializados do mundo, rico em matérias-primas. São extraídos em grande quantidade carvão, ferro, prata, urânio, cobalto, potássio, ouro, petróleo, gás natural, níquel, platina, amianto, chumbo, cobre, zinco e enxofre. Há grandes áreas industriais concentradas nas aglomerações urbanas como Montréal, Toronto, Winnipeg, Québeque, Hamilton, Edmonton, Calgary, St. John’s, Halifax e Vancouver. Existem indústrias têxtil, do papel e da madeira, da engenharia e de produtos farmacêuticos.

De enorme importância é também a produção de energia elétrica, principalmente a partir de fontes hidro-elétricas. Muito importante é o desenvolvimento do turismo, devido à presença de áreas de grande interesse paisagístico e inúmeros parques nacionais. Muito importante é a pesca, da qual o país é um dos maiores exportadores do mundo para salmão, bacalhau, arenque, caranguejos, lagostas, esturjão, truta e pique.

O Canadá é um grande exportador de produtos agrícolas. A agricultura é disseminada nas regiões do sul do país, onde as condições climáticas são mais favoráveis. A cultura mais comum é a do trigo, do qual o Canadá está entre os principais exportadores mundiais. Mas são também cultivadas aveia, cevada, milho, centeio, canola, soja, batata, beterraba, legumes, tabaco, frutas como maçãs, pêssegos, pêras e uvas.

A pecuária e a indústria ligada a ela é um outro setor importante da economia canadense. São criados principalmente bovinos, mas também ovinos, aves, suínos, animais de pele e cavalos. São produtos: leite, manteiga e carne. Os recursos florestais, principalmente abeto, pinheiro, vidoeiro, bordo e cedro, são de enorme importância. A indústria de celulose e papel é bem desenvolvida.

O clima do Canadá.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 9.970.610 km²: Área arável 4,6%, prados e pastagens 2,8%, florestas e arbustos 49,5%, terra inculta e improdutiva 43,1%
  • População: 31.612.000 (censo de 2006): ingleses 20,2%, franceses 15,8%, escoceses 14,0%, irlandeses 12,9%, alemães 9,3%, italianos 4,3%, chineses 3,7%, ucranianos 3,6% e aborígines (First Nations) 3,4% (censo de 2001).
  • Capital: Ottawa.
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês (17.882.775; 60%) e o francês (6.817.655; 23%). Entre as línguas não-oficiais faladas por 6.147.840 pessoas existem o chinês (1.012.065), o italiano (455.040) e o alemão (450 570), censo de 2006.
  • Religião: Cristianismo 77.1% (Católicos 43.6%; Protestantes 29.2%; Ortodoxos 1.6%), Islamismo 1.9%, Judaísmo 1.1%, Budismo 1%; Hinduísmo 1%.
  • Moeda: Dólar canadense (CAD)
  • Fuso horário: O Canadá tem seis fusos horários. Comparado a Portugal: Terra Nova -3,30 horas; Nova Escócia, Novo Brunsvique -4 horas; Quebeque, Ontário -5 horas; Manitoba, Saskatchewan -6 horas; Alberta -7 horas; Colúmbia Britânica -8 horas. O horário de verão está em vigor no mesmo período do europeu. (UTC de -3,5 até -8). No verão (DST): UTC de -2,5 até -7

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com