Home / África / África do Sul / Cabo da Boa Esperança: a rota das especiarias
Cabo da Boa Esperança, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini
Cabo da Boa Esperança, África do Sul. Autor Marco Ramerini

Cabo da Boa Esperança: a rota das especiarias

CABO DA BOA ESPERANÇA

O Cabo da Boa Esperança (Kaap die Goeie Hoop/Cape of Good Hope) foi descoberto e dublado pela primeira vez em 1488 pelo navegador português Bartolomeu Dias, que o chamou “Cabo das Tormentas” ou “Cabo Tormentoso”.

O nome do Cabo da Boa Esperança foi dado pelo rei de Portugal Dom João II na esperança de que esta descoberta abriria uma nova rota comercial para alcançar a Ásia por mar.

O Cabo foi novamente dublado pelo navegador português Vasco da Gama em 1497, quando ele conseguiu chegar pela primeira vez a Ásia, contornando a África.

 O Cabo da Boa Esperança (34° 21′ 29″ sul e 18° 28′ 19” leste) está localizado a 30 km da Cidade do Cabo. É o extremo sul da Península do Cabo na África do Sul, mas não é o ponto mais meridional do continente africano, um recorde realizado pelo Cabo das Agulhas, que está localizado a 150 km a sudeste.

Hoje o Cabo da Boa Esperança faz parte do Parque Nacional do Tafelberg/Table Mountain. Fica ao longo das falésias do Cape Point a área mais espetacular da reserva natural. Há uma bela trilha a pé em menos duma hora, que começa no Cape Point e chega ao Cabo da Boa Esperança ao longo das altas falésias do Cabo Maclear e da Praia Diaz (Diaz Beach).

CAPE POINT

Cape Point é um promontório localizado na parte sudeste da Península do Cabo a poucas centenas de metros do Cabo da Boa Esperança. Estes dois cabos não são, como frequentemente se acredita, os pontos mais meridionais da África. O ponto mais meridional da África é o Cabo das Agulhas, que está localizado a uma centena de quilómetros a sudeste.

As falésias do Cape Point são as mais espetaculares e as mais altas do Cabo da Boa Esperança.  Eles atingem 240 metros. No ponto mais alto do promontório está localizado o antigo farol, que foi construído em 1857, ligado à área de estacionamento por um funicular e um caminho. No promontório menor foi instalado no entanto um farol novo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker