Home / Europa / Eslováquia / Bratislava: o antigo Pressburg

Bratislava: o antigo Pressburg

Bratislava/Pressburg com 450 mil habitantes é a capital da Eslováquia. A cidade situa-se no sudoeste do país às margens do rio Danúbio perto da fronteira com a Áustria e a Hungria a algumas dezenas de quilómetros de Viena.

A cidade encontra-se num cenário pitoresco nas margens do Danúbio com ao norte a cordilheira dos Cárpatos e tem um centro antigo interessante com uma arquitetura mista, influenciada pelos diferentes povos, que habitavam na cidade. Até 1919 a cidade era conhecida pelo seu nome alemão de Pressburg (Presburgo). Naquela época a população da cidade foi dividida igualmente entre os húngaros com 40% e os alemães com 42%. Os eslovacos tinham apenas uma percentagem de 15%.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE BRATISLAVA/PRESSBURG

Um dos edifícios mais importantes da cidade velha é o castelo, situado numa colina dominante duma altura de 82 metros sobre o Danúbio. O lugar, onde foi construído o castelo, foi originalmente um assentamento celta. Mais tarde foi uma fortificação romana como parte do Limes romano. Na Idade Média tornou-se um povoado fortificado eslavo e no século X foi construído um castelo de pedra, que em 1430 foi consideravelmente ampliado no estilo gótico por Sigismund de Luxemburgo. Em 1562 e depois em 1649 o edifício foi mudado e então sob o domínio de Maria Teresa da Áustria o castelo foi reformado e usado como a sede do governador real Albert von Sachsen-Teschen, que fundou no castelo a galeria de gravuras, aquarelas e desenhos, chamada Albertina, que mais tarde foi transferida para Viena.

Acidentalmente destruído pelas tropas francesas em 1811, o castelo permaneceu em ruínas até a década de 1950, quando foi reconstruído na forma, que ele tinha na época de Maria Teresa da Áustria. Agora abriga o Museu Nacional da Eslováquia.

O centro histórico de Bratislava/Pressburg é caracterizado por muitos palácios barrocos, entre eles o Palácio Grassalkovich, construído em 1760. Agora serve como a residência do Presidente da República Eslovaca. Entre os edifícios religiosos para lembrar encontra-se a Catedral de São Martinho (Dom sv. Martina), construída nos séculos XIV e XV no estilo gótico. Foi o lugar, onde foram coroados os reis da Hungria. Tem a mais alta torre de igreja da cidade com 85 metros. Entre os restos das muralhas existe uma única porta, que é visível ainda hoje, chamando-se Porta Michalska e datando do século XIV.

A antiga Câmara Municipal, datada do século XV, hospeda o Museu da Cidade. O melhor exemplo da arquitetura clássica de Bratislava/Pressburg é o palácio Primacialny com uma sala de espelhos. Em 1805 este edifício foi a sede das negociações da Paz de Pressburg. Pressburg é o antigo nome de Bratislava. No palácio há uma colecção única de antiga tapeçaria.

Perto de Bratislava/Pressburg numa rocha elevada na confluência do Danúbio e do Morava existem as ruínas do castelo de Devin. Ao sul de Bratislava na aldeia de Rusovce encontram-se um castelo do século XIX e os restos do assentamento romano de Gerulata.

COMO CHEGAR A BRATISLAVA/PRESSBURG

O Aeroporto de Bratislava/Pressburg é o Aeroporto Internacional Milan Rastislav Štefánik. Bratislava não há voos diretos para Portugal e o Brasil. Para aqueles, que vêm desses países é necessário mudar de avião num dos aeroportos directamente relacionados com Bratislava. A principal companhia aérea com voos para Bratislava é a companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair.

Bratislava/Pressburg pode também ser atingida por avião voando para o aeroporto de Viena na Áustria, localizado a apenas algumas dezenas de quilómetros da capital da Eslováquia.

COMO VIAJAR EM BRATISLAVA/PRESSBURG

O centro histórico de Bratislava é facilmente visitável caminhando. A rede de transporte público de Bratislava usa três tipos de veículos: Autocarros, que atendem a maior parte da cidade e a zona de Petržalka, os eléctricos, que ligam o centro da cidade com os subúrbios com a exclusão de Petržalka, e os trólebus, que ligam o centro da cidade com os subúrbios e servem como um meio complementar de transporte.

O clima de Bratislava.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com