Home / África / África do Sul / O bairro malaio da Cidade do Cabo: Bo-Kaap
Bo-Kaap, Cidade do Cabo, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini.
Bo-Kaap, Cidade do Cabo, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini.

O bairro malaio da Cidade do Cabo: Bo-Kaap

Uma outra área da Cidade do Cabo, que é frequentemente visitada por turistas, é o chamado bairro malaio de Bo-Kaap. Este bairro da cidade fica nas encostas do Signal Hill, uma colina de 350 metros de altura, situada entre o Oceano Atlântico e o Castelo da Boa Esperança. O bairro malaio de Bo-Kaap é uma parte histórica e pitoresca da Cidade do Cabo e é tradicionalmente o lugar, onde viveu e ainda vive hoje a comunidade dos malaios do Cabo. Este é o centro tradicional da sua cultura.

A área é caracterizada por inúmeras mesquitas e casas baixas do início do século XIX, pintadas em cores pasteis. No distrito fica também o Museu Bo-Kaap, localizado na casa mais antiga da área, construída nos anos em torno de 1760. O Museu trata a história da comunidade malaia e o contributo, que a comunidade tem dado para o crescimento da cidade durante o período neerlandês e britânico.

A comunidade malaia do Cabo (Cape Malay community) é um grupo étnico composto principalmente de pessoas da Indonésia, das ex-Índias Orientais Neerlandesas. O primeiro grupo de escravos malaios foi trazido para a África do Sul pela Companhia Neerlandesa das Índias Orientais (VOC) poucos anos depois da fundação da Cidade do Cabo.

Bo-Kaap, Cidade do Cabo, África do Sul. Author and Copyright Marco Ramerini.

Bo-Kaap, Cidade do Cabo, África do Sul. Autor e Copyright Marco Ramerini.

Depois inchou a comunidade por dissidentes políticos e líderes religiosos, que se opunham ao domínio neerlandês das Índias Orientais. Esta comunidade, que na Cidade do Cabo tem 166 mil pessoas, pratica na sua grande maioria a língua africâner. Além da religião islâmica ele há muitas tradições culturais da comunidade, tais como a comida e a música tradicional.

Durante uma visita à Cidade do Cabo pode saborear alguns pratos típicos desta comunidade. A cozinha malaia do Cabo é caracterizada pela combinação de produtos locais com especiarias asiáticas. Entre os pratos mais populares são o Bobotie, caril de carne com arroz e ovos e o Waterblommetjie bredie, um guisado de carne de cordeiro.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTO, APARTAMENTOS, B&B E HOTÉIS

Booking.com