Home / Europa / Bielorrússia / Bielorrússia: florestas e planícies pantanosas

Bielorrússia: florestas e planícies pantanosas

A Bielorrússia ou Rússia Branca é uma república presidencial, criada após a dissolução da URSS. O país é delimitado a sul pela Ucrânia, a oeste pela Polónia, a noroeste pela Letónia e a Lituânia, a norte e a leste com a Rússia. A Bielorrússia é dividida administrativamente em 6 regiões (voblasci) e no território da capital Minsk.

A Bielorrússia é um país totalmente plano com muitos lagos e pântanos. Apenas na zona central e noroeste existem baixas colinas, chamadas as alturas da Rússia Branca, que perto da capital Minsk alcançam a altura máxima pela colina Dzjaržynskaja com 346 metros.

As planícies da Bielorrússia são atravessadas por numerosos rios. As mais importantes são o Dnepr e o seu afluente Pripjat. O país é coberto à metade por florestas. O território da Bielorrússia é também espalhado com numerosos lagos e pântanos, que são particularmente comuns na Polésia, uma área pantanosa no sul do país na fronteira com a Ucrânia. O país não tem acesso ao mar.

A Bielorrússia é rica em recursos florestais, mas existem poucos recursos minerais (carvão, gesso, gás natural e petróleo). Devido ao duro clima a agricultura produz apenas linho, beterraba açucareira e batatas. A Pecuária é muito importante. Outras áreas de actividade económica são a indústria mecânica, química, têxtil, electrónica e informática e a transformação da madeira.

Até o século XX o território da Bielorrússia foi sujeito ao controle dos países vizinhos como o Grão-Ducado da Lituânia, a Polónia e a Rússia. Com a fundação da União Soviética a Bielorrússia tornou-se uma república dentro da União Soviética. Em 1991 o país alcançou a sua independência.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 207.600 km²
  • População: 9.700.000: bielorrussos 81%, russos 11%, poloneses 4% e ucranianos 2%
  • Capital: Minsk
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o bielorrusso, primeira língua para 37% da população, e o russo, a primeira língua para 63% da população.
  • Religião: Cristãos ortodoxos 80%, católicos 10%.
  • Moeda: Rublo bielorrusso (BYR)
  • Fuso horário: UTC+2, Verão UTC+3.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com