Home / Europa / Áustria / Bad Gastein: uma estação termal no sul da Áustria
Bandeira da Austria
Bandeira da Austria

Bad Gastein: uma estação termal no sul da Áustria

Bad Gastein é uma importante estância turística do centro-sul da Áustria na região de Salzburgo 80 km ao sul da capital regional. Localizado a 1.083 metros acima do nível do mar no Gasteiner Tal num estreito desfiladeiro dos Alpes dos Tauros do rio Ache, que realiza aqui quedas de 63 m e 85 m. Bad Gastein é um balneário famoso de vila-estação termal por causa da presença de água radioativa e do desporto de inverno.

É a mais famosa, mais elegante e mais sofisticada estância termal na Áustria, uma das mais famosas estações termais da Europa com um passado rico: Aqui veio a consumir as águas a nobreza dos Habsburgos. As suas águas termais eram conhecidas desde a Idade Média, mas Bad Gastein tornou-se particularmente famoso no final do século XIX, quando a vila tornou-se um dos destinos principais de balneário das casas reais europeias.

A vila foi o local de várias conferências importantes em 1865. Foi a sede das negociações da Convenção entre a Áustria, a Prússia e a Dinamarca no final da guerra dos ducados em 1878. Aqui foi também assinado o Dreibund (a “Tríplice Aliança”) entre a Áustria-Hungria, a Alemanha e a Itália.

O QUE VER: PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE BAD GASTEIN

Bad Gastein está situada no sopé das montanhas Graukogel com 2.492 m e Stubnerkogel com 2.246 m ao longo das margens do rio Gaistener Ache, formando belas cachoeiras no centro da vila. As 18 fontes termais, que fluem a partir do pé do Graukogel foram exploradas desde a Idade Média. É a água mais radioativa da Europa, que flui a uma temperatura de 30°-47°C, sendo particularmente adequada para o tratamento de reumatismo, lesões, distúrbios circulatórios e senescência. Na cidade de Bad Gastein existem muitas fontes termais, equipadas com todos os confortos.

A partir da praça elegante da vila, cercada pelas montanhas, começa a Kaiser-Wilhelm-Promenade, um belo passeio, que permite uma vista panorâmica pela direita do rio. Daqui pode chegar à igreja de St. Nikolaus, um edifício gótico do século XV com afrescos do início do século XVI.

A última localidade no vale é Bockstein com 1.175 metros, acessível de Bad Gastein por carro e a pé pela Kaiserin-Elisabeth-Promenade, uma caminhada de 3 km entre os prados verdes. Este centro-satélite de Bad Gastein é a base para excursões nas montanhas dos Alpes dos Tauros e também uma estação termal importante, uma Galeria de Suor de 41°C, realizada pitorescamente num comboio. Sobre uma colina há um pequeno santuário com uma planta central com cúpula oval, construído no estilo neoclássico (1767).

Uma estrada de portagem no sudoeste chega após 6 km ao centro de esqui Sport Gastein, localizado a 1.588 m. Quem quer dirigir o seu carro para Caríntia tem que embarcar em um dos muitos comboios de transporte, que partem da estação de Bockstein. Em dez minutos o comboio passa o Tauerntunnel de 8.552 metros e chega do outro lado das montanhas em Mallnitz na Caríntia.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com