Home / Oceania / Austrália / Ayers Rock (Uluru): o símbolo da Austrália selvagem

Ayers Rock (Uluru): o símbolo da Austrália selvagem

No coração da Austrália, que é chamado o Centro Vermelho (Red Centre) da Austrália, encontra-se juntamente com os cangarus o símbolo do país: O enorme monólito rochoso do Ayers Rock, que os aborígenes chamam Uluru na sua própria língua. Uluru é um dos lugares mais visitados da Austrália, um lugar único no mundo, uma Austrália selvagem com a sua carga de espiritualidade e misticismo e onde a natureza selvagem é o protagonista absoluto. Nesta área há muitos lugares sagrados para os aborígenes australianos e Uluru é provavelmente o mais sagrado de todos.

O enorme monólito de arenito do Ayers Rock é um dos símbolos do deserto australiano e uma das atrações turísticas mais visitadas da Austrália. Esta estrutura natural está localizada a mais de 400 quilómetros a sudoeste de Alice Springs.

O Ayers Rock é para o tamanho um dos maiores monólitos do mundo. A sua estrutura, que eleva-se das planícies com uma altura de 348 metros, possuindo uma circunferência de 8 km e chegando a 863 metros de altura acima do nível do mar. A formação rochosa é sagrada para os aborígines e a sua ascensão não é recomendada para não ofender as crenças religiosas dos povos aborígines.

Uma trilha faz a circum-navegação do monólito, permitindo a visita de grutas e cavernas, que possuem pinturas rupestres aborígenes. O Ayers Rock é espetacular ao pôr do sol, quando nalgumas dezenas de minutos sua cor varia em todos os tons de laranja e vermelho. Para assistir ao pôr do sol há vários pontos cênicos, onde os turistas podem parar.

O monólito está protegido no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta (Uluru – Kata Tjuta National Park). O Parque faz parte do Património Mundial da Humanidade da UNESCO. A área do Parque Nacional inclui também o Monte Olga espectacular, uma outra formação geológica impressionante, que caracteriza o deserto central da Austrália.

A localidade de Yulara (Ayers Rock) está localizada a poucos quilómetros do Uluru e é o único lugar, onde pode encontrar alojamento nalguns hotéis.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com