Home / Europa / Áustria / Áustria: Entre os Alpes e o Danúbio
Bandeira da Austria
Bandeira da Austria

Áustria: Entre os Alpes e o Danúbio

A Áustria (Republik Österreich) é uma república federal composta de nove regiões (Länder). Entre elas está a região oeste de Vorarlberg com vista parcial ao lago de Constança, a leste está o Tirol, que é dividido em duas seções o Tirol do Norte (Nordtirol) e o Tirol Oriental (Osttirol).

Na Áustria central encontra-se a província de Salzburgo (Salzburg), no sul-leste em direção da fronteira com a Itália e a Eslovénia é a Caríntia (Kärnten). A Estíria (Steiermark) e a Alta Áustria (Oberösterreich) são respectivamente ao leste e ao nordeste de Salzburgo. Na parte oriental da Áustria estão a capital Viena e as regiões da Baixa Áustria (Niederösterreich) e do Burgenland.

A Áustria faz fronteira com a República Checa para o nordeste, com a Suíça e Liechtenstein para oeste, para nordeste faz fronteira com a Alemanha marcada pelos Alpes da Baviera e os rios Inn e Danúbio, no sul os Alpes dividem Áustria da Itália e da Eslovénia, enquanto para o leste o país faz fronteira com a Hungria e a República Eslovaca. A fronteira desta última é marcada por rios, em especial o Morava/March. A Áustria faz parte da União Europeia.

Viena, a capital, tem cerca dum quarto de toda a população. A área mais populosa é o vale do Danúbio, que abriga, além de Viena, Linz e muitas mais cidades. As outras áreas mais povoadas do país são o vale, onde está Innsbruck e o Vale do Rio Salzach, onde está Salzburg e o vale do Rio Mur, onde fica Graz.

Geograficamente a Áustria está localizada na Europa Central, no norte das montanhas dos Alpes. A parte ocidental do país é constituída pelos Alpes, que incluem partes dos Alpes Réticos e a totalidade do grupo dos Alpes Orientais (Alpes Nóricos, Altos Tauros, Baixos Tauros, Prealpes da Estíria).

Cerca de 60% do território austríaco é composto por montanhas, atingindo a altura máxima no Monte Grossglockner (3.797 m), situado no Parque Nacional de Hohe Tauern (Altos Tauros). O extremo sudeste do país, o Norte do Burgenland, faz parte da planície da Panônia, enquanto a Alta Áustria inclui o norte do planalto do Danúbio e ao nordeste encontram-se as montanhas do sul da Boémia.

Do ponto de vista hidrográfica a Áustria é atravessada pelo rio Danúbio, que atravessa o país a partir de Passau à Porta de Bratislava para cerca de 345 km a leste. A maioria dos rios na Áustria correm para o Danúbio, entre eles são o Inn, o Traun, o Enns, o Ybbs, o Drava/Drau, o Raab. Os lagos austríacos são pequenos e na maior parte de origem glacial. À Áustria pertence a costa oriental do lago de Constança (um total de 536 km²), enquanto uma série de lagos prealpinos está localizada na Alta Áustria na região do Salzkammergut (Mondsee, Attersee, Offensee, Fuschlsee, Mattsee, Sankt-Wolfgang-See, Hallstätter See etc.)

O Lago Neusiedl (Neusiedler See, 315 km² de área, dos quais cerca de 240 km² são localizados na Áustria) está localizado ao sudeste de Viena no Land de Burgenland na fronteira com a Hungria. Alguns pequenos lagos são importantes destinos turísticos de verão, especialmente os lagos da Caríntia na bacia do Drava/Drau, e na bacia de Klagenfurt, onde estão os lagos de Wörth, Weissen, Millstätt e Ossiach.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 83.858 km²
  • População: 8.100.000
  • Capital: Viena
  • Língua: O alemão. Em algumas regiões falam-se também o croata, o esloveno e o húngaro. 98% dos austríacos são de língua alemã. Há pequenas minorias croatas (Burgenland), húngaras (Burgenland), eslovenas (sul da Caríntia e Estíria), checas (Baixa Áustria), eslovacas (Baixa Áustria), Roma e Sinti (Sul do Burgenland).
  • Religião: Cerca de 74% dos austríacos são católicos romanos, 5% são protestantes. O resto pertence a outras comunidades religiosas ou é ateu.
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão (UTC+2)

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com