Home / Europa / Grécia / Atenas: uma das cidades mais antigas do mundo
Partenon, Acrópole, Atenas, Grécia. Author eGuide Travel. Licensed under the Creative Commons Attribution
Partenon, Acrópole, Atenas, Grécia. Author eGuide Travel

Atenas: uma das cidades mais antigas do mundo

Atenas, a capital da Grécia, é localizada na província de Ática e sua área metropolitana é espalhada sobre a maior parte do território da Ática. A cidade é cercada das montanhas Egaleo, Parniths, Penteli e Imittos. Juntamente com seus subúrbios e a cidade vizinha de Pireu, que é o porto de Atenas, a cidade de Atenas forma uma grande área metropolitana, que é o lar de 3,7 milhões de pessoas.

Atenas é uma cidade cheia de contradições. De origem antiga a área da acrópole foi habitada desde tempos neolíticos. Tornou-se a capital da Grécia moderna em 1834. Na época clássica Atenas tornou-se o centro religioso e artístico de toda a Grécia. A cidade foi embelezada com numerosos edifícios públicos e religiosos, alguns dos quais são ainda hoje visíveis.

A Acrópole da cidade foi inserida em 1987 na lista do património mundial da UNESCO com quatro obras-primas da arte grega clássica: o Partenon, o Propileu, o Erecteion e o Templo de Atena Nike.

METRO E TRANSPORTE URBANO DE ATENAS

Acrópole, Atenas, Grécia. Author eGuide Travel. Licensed under the Creative Commons Attribution

Acrópole, Atenas, Grécia. Author eGuide Travel

Metro: O metro da cidade é formado por três linhas, que se estendem para um total de 76 km. As linhas são ou subterrânea ou de superfície.

A Linha 1 liga o centro da cidade a Pireu e com o subúrbio norte de Kifissia. A Linha 2 é a mais curta, passa também pelo centro histórico e conecta Antonios Aghios e Aghios Dimitrios. A Linha 3 começa a partir do distrito ocidental de Egaleo, para chegar à cidade velha e continuar para o leste e o Aeroporto “Eleftherios Venizelos”.

Ferroviária suburbana: A Ferroviária suburbana estende-se por 120 km, ligando Atenas para o Aeroporto Internacional de Atenas “Eleftherios Venizelos”, Atenas para Corinto e Corinto para o Aeroporto Internacional de Atenas “Eleftherios Venizelos”.

Elétrico, autocarro, tróleibus: Atenas tem uma boa rede de eléctricos de 26 km de extensão, que liga o centro da cidade com os bairros costeiros do Ghlyfada e Faliro. A rede de autocarros e tróleibus é extensa e reúne todos os distritos da cidade e sua região metropolitana. São 350 linhas, que compõem a rede de transportes públicos em Atenas.

Atenas: como chegar

– Atenas Clima: quando ir

– Atenas As atrações turísticas: o que visitar

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker