Home / América do Norte / Estados Unidos / Arizona / Arizona: desertos e paisagens espetaculares
Spider Rock, Canyon de Chelly National Monument, Arizona, Estados Unidos. Author NPS Photo. No Copyright
Spider Rock, Canyon de Chelly National Monument, Arizona, Estados Unidos. Author NPS Photo

Arizona: desertos e paisagens espetaculares

O Arizona (Grand Canyon State) é um Estado no sudoeste dos Estados Unidos, que faz fronteira ao sul com os Estados Unidos Mexicanos, a oeste com a Alta Califórnia e Nevada, ao norte com Utah, a leste com o Estado de Novo México.

A cidade de Phoenix é a capital estadual do Arizona e as outras cidades principais são Scottsdale, Glendale, Mesa e Tempe, que são todas na área ao redor da capital, enquanto que entre as cidades fora da área metropolitana de Phoenix ficam Tucson e Flagstaff.

O território do Estado do Arizona é em grande parte árido e semi-deserto e tem uma grande variedade de paisagens. É geograficamente dividido em três áreas: Ao sudoeste fica o deserto de Sonora, um dos desertos mais quentes e maiores de América do Norte, ao sudeste e na região central encontram-se as últimas ramificações do planalto mexicano e no norte do país fica o Planalto do Colorado, que tem uma altura de 1.200 a 2.200 metros, caracterizado por profundos canhões, incluindo o famoso Grand Canyon do rio Colorado. Ao sul-oeste o Planalto do Colorado está fechado a partir do Mogollon Rim, uma elevação rochosa de arenito e calcário. Ao sul do Grand Canyon existem os picos de São Francisco, onde está o Pico Humphreys com 3.851 metros, a mais alta montanha do Arizona.

Mapa do Arizona. Courtesy of the University of Texas Libraries, The University of Texas at Austin

Mapa do Arizona. Courtesy of the University of Texas Libraries, The University of Texas at Austin

Os principais rios do Arizona são o Gila, o Little Colorado e em particular o Colorado. Devido à aridez da terra ao longo dos rios foram construídas várias barragens, que criam grandes lagos artificiais, incluindo o Lago Powell, o Lago Mead, o Lago Mohave e o Lago Havasu.

Com relação à economia do Estado a agricultura é possível graças à presença desses lagos artificiais. São cultivados o algodão, frutas e frutas cítricas. Amplamente praticada é a pecuária de ovinos e bovinos. Existem recursos minerais significativos com a extração de cobre, chumbo, zinco, urânio, ouro e prata. A indústria é importante, sobretudo a mecânica, eletrônica, aeroespacial e a de alta tecnologia. Ótimo para o desenvolvimento do turismo são a presença de locais de grande interesse paisagístico e de muitos vestígios das civilizações antigas indígenas.

O Arizona foi explorado pelos espanhóis no século XVI e no final do século XVII. Os jesuítas fundaram várias missões no sul. Em seguida alguns presídios foram fundados incluindo Tubac em 1752 e Tucson em 1775. O território do Arizona passou para o México em 1821 e foi cedido aos Estados Unidos em 1848 no final da guerra entre os dois países.

– Arizona atrações turísticas: que ver no Arizona.

Arizona clima: quando ir para o Arizona.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 295.254 km², 6° maior Estado dos Estados Unidos da América.
  • População: 6.166.000 (dados de 2006): europeus 88.7%, ameríndios 5.6%, africanos 4.2%, asiáticos 2.7% (dados de 2005).
  • Capital estadual: Phoenix.
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 74.1% da população. O espanhol é falado como primeira língua por 19.5% da população e Navajo é falado como primeira língua por 1,9% (dados de 2000).
  • Religião: cristãos – católicos romanos, evangélicos, mórmons, batistas, metodistas, luteranos; adicionalmente judeus.
  • Fuso horário: UTC-7; na nação navajo também UTC-7, mas no verão UTC-6.
dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker