Home / América do Norte / Estados Unidos / Arizona / Arizona: desertos e paisagens espetaculares

Arizona: desertos e paisagens espetaculares

O Arizona (Grand Canyon State) é um Estado no sudoeste dos Estados Unidos, que faz fronteira ao sul com os Estados Unidos Mexicanos, a oeste com a Alta Califórnia e Nevada, ao norte com Utah, a leste com o Estado de Novo México.

A cidade de Phoenix é a capital estadual do Arizona e as outras cidades principais são Scottsdale, Glendale, Mesa e Tempe, que são todas na área ao redor da capital, enquanto que entre as cidades fora da área metropolitana de Phoenix ficam Tucson e Flagstaff.

O território do Estado do Arizona é em grande parte árido e semi-deserto e tem uma grande variedade de paisagens. É geograficamente dividido em três áreas: Ao sudoeste fica o deserto de Sonora, um dos desertos mais quentes e maiores de América do Norte, ao sudeste e na região central encontram-se as últimas ramificações do planalto mexicano e no norte do país fica o Planalto do Colorado, que tem uma altura de 1.200 a 2.200 metros, caracterizado por profundos canhões, incluindo o famoso Grand Canyon do rio Colorado. Ao sul-oeste o Planalto do Colorado está fechado a partir do Mogollon Rim, uma elevação rochosa de arenito e calcário. Ao sul do Grand Canyon existem os picos de São Francisco, onde está o Pico Humphreys com 3.851 metros, a mais alta montanha do Arizona.

Os principais rios do Arizona são o Gila, o Little Colorado e em particular o Colorado. Devido à aridez da terra ao longo dos rios foram construídas várias barragens, que criam grandes lagos artificiais, incluindo o Lago Powell, o Lago Mead, o Lago Mohave e o Lago Havasu.

Com relação à economia do Estado a agricultura é possível graças à presença desses lagos artificiais. São cultivados o algodão, frutas e frutas cítricas. Amplamente praticada é a pecuária de ovinos e bovinos. Existem recursos minerais significativos com a extração de cobre, chumbo, zinco, urânio, ouro e prata. A indústria é importante, sobretudo a mecânica, eletrônica, aeroespacial e a de alta tecnologia. Ótimo para o desenvolvimento do turismo são a presença de locais de grande interesse paisagístico e de muitos vestígios das civilizações antigas indígenas.

O Arizona foi explorado pelos espanhóis no século XVI e no final do século XVII. Os jesuítas fundaram várias missões no sul. Em seguida alguns presídios foram fundados incluindo Tubac em 1752 e Tucson em 1775. O território do Arizona passou para o México em 1821 e foi cedido aos Estados Unidos em 1848 no final da guerra entre os dois países.

– Arizona atrações turísticas: que ver no Arizona.

Arizona clima: quando ir para o Arizona.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 295.254 km², 6° maior Estado dos Estados Unidos da América.
  • População: 6.166.000 (dados de 2006): europeus 88.7%, ameríndios 5.6%, africanos 4.2%, asiáticos 2.7% (dados de 2005).
  • Capital estadual: Phoenix.
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 74.1% da população. O espanhol é falado como primeira língua por 19.5% da população e Navajo é falado como primeira língua por 1,9% (dados de 2000).
  • Religião: cristãos – católicos romanos, evangélicos, mórmons, batistas, metodistas, luteranos; adicionalmente judeus.
  • Fuso horário: UTC-7; na nação navajo também UTC-7, mas no verão UTC-6.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com