Home / América Central e Caribe / Bahamas / Andros : a ilha selvagem

Andros : a ilha selvagem

Localizada na parte centro-ocidental do arquipélago das Bahamas, a ilha de Andros é com 5.957 quilómetros quadrados a maior pensando à superficie das ilhas das Bahamas. A superfície da ilha é quase a metade da área total de todas as ilhas das Bahamas.

A ilha foi originalmente habitada por Lucayanos, um subgrupo dos Tainos. Os primeiros navegadores espanhóis, entre eles o primeiro a visitar a ilha foi provavelmente Américo Vespúcio, chamaram esta descoberta a ilha de Espírito Santo. A ilha de Andros como todas as ilhas das Bahamas permaneceu à margem do império espanhol e não foi colonizada pelos ibéricos. Somente no final do século XVII era usada às vezes por piratas ingleses.

Sendo mais duma ilha, Andros é realmente um arquipélago, constituído por centenas de pequenos atóis e de três ilhas. A ilha/o arquipélago é pouco povoado. Há pouco mais de sete mil habitantes. A locaidade principal é a vila de Andros Town, localizada ao longo da costa nordeste da ilha.

Andros é uma ilha selvagem, rica em atrações naturais. É um destino preferido para aqueles, que amam a natureza. A ilha é considerada como um verdadeiro santuário para os amantes do ecoturismo. Aqui é a terceira maior e a sexta mais longa barreira de corais do mundo. A ilha tem também a maior concentração de buracos azuis do mundo. A ilha é famosa para a pesca do Bonefish (Albula vulpes).

No belo cenário natural vai encontrar muitas espécies de flora e de fauna. Uma parte da costa é rica em manguezais. A ilha tem quilómetros de praias desertas e lagoas de água doce, que são o lar de inúmeras espécies de animais selvagens, duma vida rica marinha e duma flora e fauna de grande relevância. O sistema dos Parques Nacionais de Andros é a maior área protegida do país e inclui cinco Parques Nacionais: Blue Holes National Park, Crab Replenishment Reserve, North & South Marine Parks e o West Side National Park.

Andros oferece aos visitantes assentamentos pitorescos e praias isoladas. É conhecida para o charme local e o estilo de vida descontraído. Na ilha pode desfrutar da pesca, do snorkeling, da observação de aves, do mergulho e do caiaque.

COMO CHEGAR: A ilha é servida por quatro aeroportos: San Andros International Airport (SAQ), Andros Town International Airport (ASD), Clarence A. Bain Airport em Mangrove Cay (MAY) e Congo Town Airport (TZN). As ligações aéreas são geralmente via Nassau. Somente o San Andros Airport (SAQ) tem voos diretos para Fort Lauderdale na Flórida.

Os Bahamas Ferry Services fornecem conexões semanais por via marítima entre Fresh Creek e Nassau. Há também barcos dos serviços postais.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM ANDROS

Booking.com