Home / Europa / Países Baixos (Holanda) / Amesterdão / Amsterdã: a Veneza do Norte

Amesterdão / Amsterdã: a Veneza do Norte

Amesterdão/Amsterdã é a capital e a maior cidade dos Países Baixos com 740 mil habitantes, enquanto a população na área metropolitana é de 1,45 milhões de pessoas. É uma cidade multi-étnica com residentes de mais de 170 países diferentes.

Amesterdão é um dos centros principais do renascimento da Europa inteira. Muitos edifícios datam dos séculos XVI e XVII – a Idade de Ouro Neerlandesa – , quando Amesterdão era o término do império marítimo neerlandês, que estendia-se desde as Américas à Ásia.

Uma série de canais semicirculares abrangem o centro histórico e o antigo porto com vista para o Zuiderzee, que era a partir do século XVII o centro histórico da cidade, permanecendo intacto. A melhor maneira de orientação pelas ruas estreitas de Amesterdão é uma viagem de barco ao longo dos canais. A Praça, chamada Dam, é o “coração” da cidade. A praça é dominada pelo Palácio Real (Koninklijk Paleis) e pela Igreja Nova (Nieuwe Kerk).

A linha defensiva de Amesterdão, um sistema de defesa, que consiste de 45 fortes e um comprimento de 135 quilómetros em torno da cidade de Amesterdão, construído entre 1883 e 1920, é um exemplo único de fortificação com base no controle da água. Foi incluído pela UNESCO em 1996 na lista do Patrimônio Mundial.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE AMESTERDÃO / AMSTERDÃ

Amesterdão é uma cidade bonita, cheia de canais, que muitas vezes são comparados com Veneza. A melhor maneira de vê-la é fazer um dos muitos passeios de barco, que são oferecidos por uma série de operadores turísticos. A partir do barco pode capturar a atmosfera encantadora da cidade e admirar as belas casas patrícias da cidade velha, que datam dos séculos XVII e XVIII.

O centro da cidade é a praça Dam, onde fica o Palácio Real, que data do século XVII, e a Nieuwe Kerk no estilo gótico tardio. Rica em áreas pedonais Amesterdão presta-se bem para ser explorada a pé ou de bicicleta.

Outros lugares bonitos são: O Jodenbreestraat, a rua principal do bairro judeu e a praça do mercado de pulgas (Waterlooplein), a Kalverstraat, uma das ruas centrais mais cheias de vida com lojas e restaurantes, a praça do Nieuw Markt, o Muntplein, uma área rica em canais e ruas pitorescas e o Herengracht, um dos mais pitorescos canais.

A cidade é famosa por ser a cidade com a maior concentração de museus do mundo por quilómetro quadrado. Entre os mais importantes são: O Rijksmuseum (Museu Real, o mais importante museu de arte e história dos Países Baixos), o Museu Van Gogh, o Rembrandt House Museum (Rembrandthuis), o Amsterdam Historisch Museum (museu da cidade de Amesterdão), o Scheepvaartmuseum (Museu da navegação), o Stedelijk Museum (Museu de Arte moderna e contemporânea).

O Diamantmuseum Amsterdam (Museu do Diamante), o Museu do cachimbo (o museu tem 2.000 peças, que contam a história do cachimbo e da utilização do tabaco em 5 continentes e 25 séculos), o Museu Amstelkring (uma antiga casa com uma igreja católica escondida, onde por um período de 225 anos a missa da religião católica foi proibida nos Países Baixos calvinista, e a Casa de Anne Frank.

Amesterdão é um destino popular pelos amantes da vida noturna. O seu bairro “red-light” é famoso, mas a cidade é também conhecida pela venda livre em salas especiais de drogas leves. Centro da vida noturna da capital neerlandesa é o animado Leidseplein.

COMO VIAJAR: TRANSPORTE URBANO DE AMESTERDÃO / AMSTERDÃ

Mapa do metrô de Amesterdão, Países Baixos.

Mapa do metrô de Amesterdão, Países Baixos.

Amesterdão tem vários sistemas de transporte público bem organizado: Metro, eléctricos e autocarros. Amesterdão tem três linhas de metro, que ligam o centro da cidade com os subúrbios.

A rede de eléctricos de Amesterdão tem 17 linhas e cobre a cidade inteira. Uma linha, a linha 20, chamada Circle-tram, passa em frente das principais atrações turísticas da cidade. O eléctrico e o metro estão abertos até meia-noite. Há uma enorme rede de autocarros, os autocarros circulando até o dia depois às 06.oo horas.

Os bilhetes devem ser comprados de revendedores autorizados. Se comprá-los a partir do controlador, são mais caros. Existem vários tipos de bilhetes: Entre os mais convenientes para os turistas são os passes dum dia ou mais dias. Os bilhetes são válidos em todos os meios de transporte público, incluindo os autocarros noturnos.

Na cidade de Amesterdão deve deixar o carro na garagem, porque mover-se no carro não é adequado. Parquímetros são caros e existe o risco de encontrar os bloqueios de rodas, se estaciona o carro, onde é proibido estacionar. É melhor deixar o carro do lado de fora do anel de canais. Em áreas periféricas o estacionamento (P+R) é com uma taxa reduzida. O estacionamento com segurança P+R é a opção mais viável na cidade. O preço é de 5,70 € por dia e inclui dois ingressos pelo transporte público, que levá-lo para o centro da cidade. O parque de estacionamento está aberto 24 horas por dia e é facilmente acessível a partir das rodovias A1, A2 e A9.

O Metropolitano de Amesterdão (Metronet) é formado por três linhas de metro, parcialmente na superfície, e tem em primeiro lugar o papel de ligação entre o centro e os subúrbios. O serviço termina pouco depois de meia-noite e começa por volta das 06.00 horas (das 07.00 aos domingos).

O Museu Van Gogh, Amesterdão / Amsterdã.

Amesterdão / Amsterdã como chegar. Voos Portugal / Brasil – Amsterdão.

Amesterdão / Amsterdã Clima: quando ir para Amesterdão / Amsterdã.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com