Home / América do Sul / América do Sul
Garganta do Diabo, Cataratas do Iguaçu, Brasil-Argentina. Author and Copyright Marco Ramerini
Garganta do Diabo, Cataratas do Iguaçu, Brasil-Argentina. Author Marco Ramerini

América do Sul

América do Sul ocupa uma área de 17.815.000 quilômetros quadrados, quase a metade da superfície é ocupada pelo Brasil, com 8 512 000 quilômetros quadrados o que é o maior país do continente, segundo no ranking na ordem de grandeza está a Argentina (2 780 000 quilômetros quadrados), seguida, no terceiro pelo Peru (1 285 000 quilômetros quadrados). América do Sul representa cerca de 12% da terra, e representa apenas 5,69% (370 000 000 pessoas) da população mundial. O continente estende de norte a sul por cerca de 7 600 km de Punta Gallinas, Colômbia, ao Cabo Horn, no Chile e tem um litoral de 26 000 km.

América do Sul é banhada pelo Mar do Caribe, ao norte, o Oceano Pacífico, a oeste, desde o Oceano Atlântico, a leste. Ela cruzou o Equador eo Trópico de Capricórnio, enquanto a norte é o istmo do Panamá que liga a América Central e a América do Norte. Na América do Sul estão 12 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela) e três dependências (Falkland (Reino Unido), Geórgia do Sul e Ilhas Sandwich do Sul (Reino Unido) e Guiana Francesa (França)).

América do Sul tem uma enorme cordilheira, a Cordilheira dos Andes, que se estende de istmo do Panamá, no norte, ao Cabo de Horn, no sul, ao longo da borda ocidental do continente, estendem ao longo da costa do Oceano Pacífico por cerca de 7 200 km, com uma largura média de 240 km.

Para o leste dos Andes reside a grande floresta tropical da Amazônia, com as grandes bacias hidrográficas da Amazônia, do Orinoco e Paraná. Amazônia é formada por grande parte da bacia do Rio Amazonas e seus numerosos afluentes e abrange uma área de cerca de 6 000 000 quilômetros quadrados, está incluído na sua maior parte no território do Brasil e, em menor medida, da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. O continente também contém regiões secas como a Patagônia, um vasto planalto com uma área de 900 000 quilômetros quadrados e o Deserto Atacama, que abrange uma área de mais de 130 000 quilômetros quadrados no norte do Chile

O Rio Amazonas, longo de mais de 6 400 km, é a maior bacia hidrográfica da Terra, cerca de 6 915 000 quilômetros quadrados, que é igual a 38% da superfície da América do Sul, também contesta o primado do rio mais longo do mundo ao Nilo. Entre os outros rios da América do Sul são de importância primária o Paraná (2 570 km de comprimento, que são 4 700 km se considerarmos o Rio Paranaíba e o Rio de la Plata), com uma área de 1 600 000 quilômetros quadrados que flui entre Brasil, Paraguai e Argentina, e que ocupa cerca de 17% do total do território da América do Sul, e do Orinoco (2 400 km de comprimento com uma área de 880 000 quilômetros quadrados) que flui entre a Colômbia ea Venezuela.

Mapa da América do Sul

Mapa da América do Sul

Os lagos mais importantes do continente estão na região andina, em altura, os principais são Lago Titicaca (8 300 quilômetros quadrados na fronteira entre o Peru e Bolívia), Lago Poop (Bolívia), Lago Buenos Aires (na Argentina e no Chile ).

Entre as ilhas, para além daqueles encontrados no mar do Caribe, que são normalmente considerados parte da América Central, América do Sul inclui outras ilhas como as Ilhas Galápagos, Ilha da Páscoa (na Oceania, mas pertence ao Chile), o arquipélago Juan Fernández, a ilha de Chiloé, a Tierra del Fuego, o arquipélago de Fernando de Noronha e as Ilhas Malvinas.

Entre as curiosidades, a América do Sul contém a cachoeira mais alta do mundo, o Salto Angel (979 metros de salto); o maior rio de água, o Rio Amazonas; a maior cadeia montanhosa do mundo, a Cordilheira dos Andes; um dos desertos mais secos, o Deserto de Atacama; a maior floresta tropical do mundo, a floresta Amazônica; a mais alta capital, La Paz na Bolívia a 3660 metros de altitude; ea cidade mais austral do mundo, Ushuaia, Argentina. O ponto mais baixo da América do Sul está localizado em Laguna del Carbón (105 m abaixo do nível do mar) no sul da Argentina, enquanto a mais alta montanha da América do Sul, é o Aconcágua (6 962 metros) na Cordilheira dos Andes na Argentina, perto da fronteira com o Chile. A altitude média do continente é 590 metros.

Machu Picchu, Peru. Author and Copyright Nello and Nadia Lubrina

Machu Picchu, Peru. Author Nello and Nadia Lubrina

CLIMA DA AMÉRICA DO SUL

América do Sul estende-se desde a região equatorial e Antártica, apresenta grandes diferenças de clima, a maior parte da área recebe chuvas consideráveis, especialmente a faixa equatorial é caracterizada por um clima muito chuvoso, com chuvas distribuídas ao longo do ano, a média anual é de cerca de 1 500-2 000 mm.

Para o sul eo norte do cinturão equatorial a chuva diminui, alternando com invernos secos e verões chuvosos, também o mais distante da influência oceânica, como algumas áreas do nordeste do Brasil, estão sujeitos a períodos de seca prolongada. A faixa de território a sul do Trópico de Capricórnio tem um clima temperado.

Outra área em que a precipitação significativa é a do sul do Chile devido a influências do Pacífico. A influência do oceano causa considerável secura no litoral norte do Chile eo sul do Peru. Na área da Cordilheira dos Andes, o clima é caracterizado por altura, você passa, de facto, da o clima tropical de planície, ao clima temperado e subtropical de áreas intermediários para chegar ao clima frio das zonas mais elevadas.

TURISMO NA AMÉRICA DO SUL

No que diz respeito ao turismo, de acordo com estatísticas da Organização Mundial do Turismo (WTO), América do Sul 18 800 000 turistas em 2006 representa 2,2% do turismo mundial. Os países mais visitados da América do Sul são Brasil, Argentina e Chile.

América do Sul, tem para as turístas inúmeras atracções, e está entre os sítios arqueológicos, cidades coloniais, a riqueza de inúmeras belezas naturais: os Andes, a Amazônia, os desertos, vulcões, glaciares, a floresta amazônica.

Além disso, podemos dizer que, para um total de 890 sites (dados atualizados para 2009) declarados pela UNESCO Património Mundial (World Heritage Sites), 63 (7,07%) estão na América do Sul.