Home / América Central e Caribe / América Central e Caribe
Shoal Bay West, Anguilla. Author and Copyright Marco Ramerini
Shoal Bay West, Anguilla. Author Marco Ramerini

América Central e Caribe

A América Central é a longa e estreita região do istmo, bem como os arquipélagos e ilhas das Antilhas, junta entre eles a América do Norte e América do Sul.

A área da América Central está rodeada a oeste do Oceano Pacífico, enquanto a leste fica o Mar das Caraíbas. A superfície deste pequeno pedaço de terra e ilhas é 753.000 km ² e tem 76.000.000 habitantes.

A parte insular da América Central foi formada por um festão de ilhas montanhosas, que se estende desde o Yucatan para o delta do Orinoco.

As maiores ilhas são Cuba (105.000 km ²), Hispaniola (76.200 km ²), Jamaica (10.900 km ²) e Porto Rico (9.100 km ²), entre as principais arquipélagos são as Bahamas e as Pequenas Antilhas. A extensão do litoral da América Central é de 2.830 km do lado do Oceano Pacífico e 2.740 km ao longo do Mar do Caribe.

Mapa da América Central

Mapa da América Central

América Central é atravessada por montanhas, muitas vezes vulcânicas, formando uma continuação direta dos vulcões do México, mais de 100 são as montanhas vulcânicas da região, muitas das quais estão ativos, algum excedem 4.000 metros de altura, entre eles, a montanha mais alta na região é o vulcão Tajumulco na Guatemala, que chega a 4.220 metros de altura.

Considerável importância comercial tem o Canal do Panamá, que é o único verdadeiro meio de comunicação entre o Oceano Pacífico eo Mar do Caribe.

América Central há vários lagos, entre esses, grandes desenvolvimento tem o Lago Nicarágua (8.430 km ²), outras grandes lagos são o Lago Manágua (também na Nicarágua), o lago Gatún na Panamá e o Lago Atitlan na Guatemala.

CLIMA NA AMÉRICA CENTRAL E NO CARIBE

Nas ilhas da América Central o é clima tropical, enquanto na região do istmo é uma divisão em três grupos de climas de acordo com a altitude, é de facto a tierras calientes (terras quentes) a partir do nível do mar até uma altitude de 900 metros que estão sujeitas a um clima tropical; as tierras templadas (terras temperadas), entre 900 e 1.800 metros de altura, e as tierras frías (terras frias) mais de 1.800 metros de altura.

As costas do Mar do Caribe e do leste das encostas da montanhas recebem o dobro da precipitação anual que enfrenta na costa do Oceano Pacífico, algumas zonas da costa do Caribe recebem montantes significativos de precipitação com picos que, ao longo da Costa dos Mosquitos, são superior a 6 000 mm por ano.

Orient Bay, Saint Martin. Author and Copyright Marco Ramerini

Orient Bay, Saint Martin/São Martinho. Author Marco Ramerini

TURISMO NA AMÉRICA CENTRAL E NO CARIBE

A partir de um ponto de vista do turismo, segundo as estatísticas da Organização Mundial do Turismo (WTO), América Central com 26.400.000 turistas em 2006 representa 3,1% do turismo mundial.

Os países mais visitados da América Central são a República Dominicana, Porto Rico e Cuba.

América Central, tem muitas atracções turísticas, em primeiro lugar o Mar do Caribe com as suas praias e ilhas, e sítios arqueológicos, cidades coloniais, vulcões. Além disso, podemos dizer que, para um total de 878 sites (dados atualizados para 2008) declarada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade, 32 (3,64%) são na América Central.