Home / Europa / França / Alpe d’Huez: onde o esqui e o ciclismo encontram-se
L'Alpe d'Huez, Ródano-Alpes, França. Author Simdaperce. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
L'Alpe d'Huez, Ródano-Alpes, França. Author Simdaperce

Alpe d’Huez: onde o esqui e o ciclismo encontram-se

L’Alpe d’Huez é uma importante estação turística alpina, famosa estância de esqui e uma das mais famosas escaladas nos Alpes franceses do Tour de France. Esta estação turística alpina está localizada a 1860 metros de altura no departamento de Isère a apenas 60 km da cidade de Grenoble.

L’Alpe d’Huez é uma das maiores áreas de esqui na França, que inclui 250 km de pistas de esqui, que desdobram-se entre os 1.100 metros de l’Enversin d’Oz e os 3.333 metros do Pic du Lac Blanc, a partir da qual goza duma vista maravilhosa das regiões francesas vizinhas e mesmo até à Suíça e à Itália.

DESPORTO DE INVERNO À ALPE D’HUEZ

A estância de esqui tem 80 elevadores de esqui, incluindo três teleféricos, um funicular, um DMC em duas seções, 7 gôndolas, 23 telecadeiras, 41 teleféricos de esqui e 4 elevadores. A neve é garantida por 900 canhões de neve, que cobrem 75 quilómetros de pistas. Nos meses de verão pode esquiar à Alpe d’Huez nas geleiras em altitudes superiores a 2.500 metros. Para bons esquiadores há La Sarenne, a pista preta mais longa dos Alpes franceses, que cai por 16 km do Pic Blanc com 3.333 metros para as gargantas de Sarenne com 1.500 metros.

As montanhas Meige e Rateau, L'Alpe d'Huez, Ródano-Alpes, França. Author Leluthier. Licensed under the Creative Commons Attribution

As montanhas Meige e Rateau, L’Alpe d’Huez, Ródano-Alpes, França. Author Leluthier

PARA OS ESQUIADORES

A Alpe d’Huez

– Altitude: 1.100 metros (Enversin d’Oz) – 3.333 metros (Pic du Lac Blanc)

– Elevadores de esqui: 80

– Pistas de esqui: 240 km (38 pistas verdes, 32 azuis, 34 vermelhas, 16 pretas). Esqui cross-country. Tobogã.

– Ringue de patinagem

CAMINHADAS, PASSEIOS, CAMINHOS DE BICICLETA E DE MOUNTAIN BIKE EM ALPE D’HUEZ

Para os amantes de caminhadas e passeios de verão a estação turística dispõe de muitas trilhas marcadas e ciclovias para mountain bikes.

Alpe d’Huez é um ótimo lugar para descobrir as belas paisagens dos Alpes (Massif des Grandes Rousses) e o Parque Nacional des Écrins (Parc National des Écrins). A estação tem 250 km de trilhas marcadas, que vão desde a mais difícil para pessoas experientes e treinadas até as mais simples, adequadas para crianças e famílias.

Alpe d’Huez é um paraíso para os amantes do ciclismo. Terá a oportunidade de andar de bicicleta no lendário 21, voltando para a subida da Alpe d’Huez, uma das mais duras e mais espectaculares do Tour de France. A subida começa em Bourg d’Oisans com 717 metros e sobe até Alpe d’Huez com 1.860 metros. São 14,45 quilómetros de comprimento e sobe mais de 1.143 metros com uma inclinação de 7,9% com picos de inclinação máxima de 14%.

Existem mais de 260 km de trilhas de mountain bike, incluindo 32 km para baixo sem parar na pista Mégavalanche, a mais longa do mundo. O evento ocorre ou na neve ou nas geleiras.

L'Alpe d'Huez, Ródano-Alpes, França. Author Raphodon. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

L’Alpe d’Huez, Ródano-Alpes, França. Author Raphodon

PARA OS CAMINHANTES

Caminhadas

– Trilhas: 250 km

Bicicleta

– Rotas para bicicletas (27 caminhos com temporização permanente)

– Rotas para mountain bikes: 263 km (37 trilhas marcadas, 14 trilhas para cross-country para um total de 130 km), 18 trilhas de enduro (120 km), 5 trilhas DH pela encosta abaixo permanente de 13 km) e 32 km para baixo sem parar na pista Mégavalanche.

Caminhadas

– Vista do Pic Blanc com 3.333 metros no maciço des Grandes Rousses (Massif des Grandes Rousses), o Pic Blanc permite uma vista sobre uma grande parte dos Alpes Ocidentais, do Mont Blanc, do Mont Ventoux, do Maciço Central até a Itália e a Suíça.

ALOJAMENTO EM ALPE D’HUEZ

A Alpe d’Huez tem uma variedade de acomodações para a sua estadia. Vai encontrar instalações de luxo e hotéis mais baratos, mas geralmente decentes, B&B, casas de férias e apartamentos. Vai encontrar a oferta certa para o seu inverno ou para o seu fim de semana.

 

COMO CHEGAR À ALPE D’HUEZ

Carro: A estância de inverno da Alpe d’Huez é acessível a partir de Grenoble com RD1091 ao longo do Vale da Romanche através das vilas de Livet-et-Gavet e Bourg-d’Oisans. Para chegar à Alpe d’Huez da Itália o caminho mais curto é a partir de Turim com a A32 através do túnel Fréjus e em seguida na França com a A43 (auto-estrada de la Maurienne) e a A41 para Grenoble. Ao longo da A43 tomar a saída mais próxima em Sainte-Marie-de-Cuines e de lá pegar a estrada D927 e em seguida a D926 até Allemond e depois para a Alpe d’Huez. Mas note bem, que a estrada D926 está fechada no inverno.

Autocarro: Existem várias ligações diárias da cidade de Grenoble. O tempo é duma hora e 45 minutos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem
×
eXTReMe Tracker