Home / Europa / Albânia / As atrações turísticas da Albânia: O que visitar na Albânia?
Bandeira da Albânia
Bandeira da Albânia

As atrações turísticas da Albânia: O que visitar na Albânia?

A Albânia é uma terra montanhosa e acidentada, localizada no coração do Mediterrâneo entre o Mar Adriático e o mar Jónico. O país tem visto nos últimos anos um grande desenvolvimento turístico, embora seja ainda um destino pouco desenvolvido e menos usado. Do ponto de vista histórico a Albânia tem experimentado ao longo dos séculos uma sucessão de civilizações e culturas, que fizeram dela um país interessante para ser visitado. O país tem um grande potencial turístico, tanto por a sua beleza natural, quanto para a sua história e cultura.

A Albânia possui entre outras atrações dois sítios na lista da UNESCO: O sítio arqueológico de Butrint, que é um local arqueológico com restos gregos, romanos e medievais, e os centros históricos de Berat e Gjirokastra, sendo duas cidades otomanas medievais bem preservadas. Outros restos interessantes gregos, romanos e bizantinos estão localizados nos sítios arqueológicos de Apollonia, Durres/Durazzo e ao redor do Lago Ohrid. Perto da vila de Pogradec encontram-se os túmulos reais ilírios de Selca e Poshtme, datando do quarto e terceiro séculos a.C..

As praias do Mediterrâneo encontram-se agora entre as atrações mais visitadas pelos turistas. A Albânia tem 450 km de litoral ainda largamente inexplorados. A costa da Albânia é rica em praias de areia e de calhau, promontórios, enseadas, baías, lagoas e cavernas. O país tem uma paisagem espetacular e selvagem de altas montanhas, vales profundos, lagos, rios e florestas. Para proteger a natureza há quinze Parques Nacionais. Algumas das mais belas regiões montanhosas do país são facilmente acessíveis para os turistas. Estas incluem os Parques Nacionais de Monte Dajt, o Theth, o Vale de Valbona e o Lago Prespa.

O norte da Albânia é famoso pela sua paisagem alpina de lagos, planaltos e montanhas selvagens. Aqui encontram-se os glaciares mais meridionais da Europa. Na parte centro-oeste do país as planícies são alternadas com áreas de colinas, onde há sítios arqueológicos, ruínas de castelos medievais, trechos de praia e lagoas para a observação de aves. No sul e sudeste o território é muito montanhoso com vários grandes lagos. Na fronteira com a Macedónia e a Grécia existem os lagos Ohrid e Prespa. Aqui encontram-se mosteiros ortodoxos bonitos.

Ao longo do mar existe a costa rochosa, chamada Riviera Albanesa. A área costeira estende-se desde Vlore (Valona) para Saranda com praias de calhau. Esta área é uma das zonas turísticas mais importantes da Albânia, rica em vida e clubes noturnos. que tornou-se num destino popular da classe rica do país.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com